Um suspense EXEMPLAR!
- thatiisr0
- 23 de abr. de 2014
- 3 min de leitura
Título: Garota Exemplar Título Original: Gone Girl
Autora: Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Gênero: Ficção
ISBN: 978-85-8057-290-2
N° de páginas: 443
"Garota exemplar" entrou para a lista dos meus livros favoritos no ano passado, quando o li em três agoniantes dias. Gillian Flynn me surpreendeu com seu suspense cheio de humor ácido e personagens enriquecidos. O livro foi lançado originalmente em 2012, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil foi lançado em 08/03/2013. Sei que muita gente já leu o livro, mas espero, com esse post, alcançar aqueles que ainda não o fizeram.
O livro é dividido em três partes e os personagens principais, Nick Dunne e Amy Elliot, dividem a narração da história. Apesar de escrever maravilhosamente bem e de envolver o leitor de forma sufocante no casamento em ruinas de Nick e Amy, a primeira parte do livro não me entusiasmou tanto. Tudo parece relativamente bem, ambos os personagens explicam seus passados e narram detalhes acerca de seu casamento aparentemente perfeito. É só quando ambos ficam desempregados e Nick precisa deixar o bom e velho Brooklyn e voltar para Carthage, onde cresceu, para cuidar de sua mãe enferma, que as coisas complicam. Gillian nos dá, a todo o momento, pistas sobre a verdadeira personalidade de cada um. E o mais louco é perceber que muitas vezes, a forma como nos enxergamos, não corresponde com a forma que os outros nos enxergam.
O livro gira em torno do desaparecimento de Amy, que some logo no início da trama. Durante um bom tempo você acha que a história vai ficar apenas nisso e como eu disse anteriormente, mesmo com uma escrita magnífica e detalhada, você espera algo mais. O sentimento de decepção me invadia conforme eu lia uma nova página. É claro que eu estava curiosa para saber onde estava Amy, mas isso não bastava. Há um momento no fim da primeira parte em que a história já começa a tomar outro rumo e ficar mais interessante, mas é apenas na parte dois que você pensa "AH MEU DEUS, NÃO É POSSÍVEL!" (eu pronunciei essa frase a plenos pulmões enquanto lia o livro).
A partir daí Gillian te assusta com uma história genial. Você percebe, então, que tudo, absolutamente tudo nesse livro é minimamente pensado e calculado para ser usado posteriormente. O livro, que arremessa contra nós a fragilidade de um relacionamento, nos transporta para um reflexão interna a respeito das pessoas que dormem conosco: "Será que as conhecemos de verdade?", pensamos em determinado momento.
Preciso dizer também que me senti traída. Não vou dar detalhes acerca disso, pois GAROTA EXEMPLAR é um livro que deve ser lido de forma virgem, inédita, sem spoilers acerca da história, pois é exatamente na surpresa que está a sua maravilha. Mas o fato é que em boa parte do livro eu estava de um lado, defendendo- com unhas e dentes e em outro momento eu me vi mudando de lado e ficando furiosa por ter sido tão enganada. Como não percebi isso antes?, eu me questionava.
Os personagens principais - em especial Amy - são o ponto chave da história. Os secundários não fazem muita diferença na trama. O final do livro (não se preocupem, não vou deixar escapar nada!) pode ter sido, para muita gente, um tanto quanto decepcionante. Sim, eu mesma cheguei a ficar revoltada. Mas depois, relendo tudo com calma e raciocinando com clareza, cheguei a conclusão que o final faz todo sentido. Não era o que eu esperava, é verdade, mas é brilhante, ainda assim.
GAROTA EXEMPLAR é um retrato assustador da fragilidade e superficialidade dos relacionamentos atuais. É um dos livros mais originais que li nos últimos tempos. Todos que adoram um bom suspense devem ler. E aqueles que não gostam devem ler ainda mais, pois com certeza passarão a amar o gênero. E como se a história eletrizante de Amy e Nick nas páginas amareladas de um livro já não fosse bom o bastante, a trama está sendo adaptada para o cinema. Sim, isso mesmo! Muito em breve poderemos assistir GAROTA EXEMPLAR nas telonas. Será que chegará aos pés da obra majestosa de Gillian Flynn?
Confiram o trailer e me digam o que acharam. A música (She) que embala as imagens não poderia ser outra. Achei incrível, casou perfeitamente com o humor ácido da história ao qual me referi no início desse post.
Espero ter deixado vocês com uma vontade alucinante de ler esse livro genial.
Commentaires