[MÊS DOS NAMORADOS] - COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ
- thatiisr0
- 22 de jun. de 2014
- 4 min de leitura
Título : Como eu era antes de você
Título Original: Me before you
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
ISBN : 9788580573299
Gênero: Ficção/Romance
N° de páginas : 320
Esse é o terceiro de quatro posts, onde o seu comentário é indispensável para a validação na promoção do mês dos namorados, que sorteará dois livros para um único ganhador. Os comentários daqueles que não participarão da promoção também são bem-vindos.
Primeiramente, desculpem-me pelo meu sumiço atípico. Apesar de ter passado uma semana sem postar aqui no blog, quem acompanha a nossa FanPage sabe que as coisas por lá foram bastante agitadas nesses últimos dias. Em parceria com a Paris Filmes, enviei 12 ingressos para o filme VERSOS DE UM CRIME para 6 seguidores. Apresentei Matheus Denis como meu novo colaborador aqui no blog; Ele me ajudará com as resenhas dos nossos parceiros <3 E ah, também compartilhei meu incrível presente de dia dos namorados por lá! Bem, agora vamos ao que interessa.
Como eu era antes de você é simplesmente APAIXONANTE! O livro é narrado (exceto no prólogo e no capítulo 25) por Louisa Clark, uma mulher sem muitas ambições na vida. Ela mora na casa dos pais junto com sua irmã mãe solteira, o filho da mesma e seu avô que precisa de cuidados constantes. Ela namora Patrick, um triatleta que parece não dar a miníma para ela. Lou trabalha como garçonete em um café. O salário não é muito bom, mas ajuda nas contas e ela adora o seu emprego. Quando o local fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar um novo emprego. Sem muitas qualificações, ela acaba parando na casa de Will Traynor, um tetraplégico difícil de engolir. Ninguém parece sobreviver ao emprego, exceto Lou.
Will Traynor, que é o foco da narração em terceira pessoa do prólogo, tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Amargurado com os acontecimentos da vida, ele desconta sua frustração em todos aqueles que estão próximos o suficiente, inclusive em seus cuidadores.
Os personagens desse livro são magníficos. Não há romantização da história de Will, muito pelo contrário, ela nos mostra com clareza a dificuldade física e mental que é estar condicionado a uma vida dependente. O mal-humor do Will é cômico de uma maneira natural e adorável. Sua vida amarga fica um pouquinho mais doce com a chegada de Louisa. Ele bem que tentou evitar, mas Lou é o tipo de pessoa pela qual é difícil não se apaixonar.
“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”.
Além disso, Lou é extremamente positiva a respeito de tudo. Mas não positiva de um jeito irritante. Ela simplesmente enxerga muito mais com o coração do que com os olhos.
"Alguns erros... apenas têm consequências maiores que outros. Mas você não precisa deixar que aquela noite seja aquilo que define quem você é."
Ao longo das páginas você percebe como o sentimento entre Lou e Will cresce de forma natural. Não é um casal forçado, sabe? É simplesmente um sentimento impossível de evitar. Outro fator que me impressionou é que Jojo consegue criar um romance apaixonante sem a necessidade de beijos e maiores intimidades. Como eu disse, é um sentimento natural, desses que crescem sem que percebamos.
"Seu corpo era apenas uma parte do pacote completo, algo para se lidar de vez em quando, em intervalos, antes de voltarmos a conversar. Para mim, tinha se tornado a parte menos interessante dele."
Chega um momento (sem spoilers, eu juro!) em que difíceis decisões precisam ser tomadas. Nesse momento, Jojo nos coloca em um grande dilema. É possível compreender todas as partes envolvidas: Lou, Will, e toda a família dele. Compreendendo a todos, mas é difícil decidir de que lado ficar.
" A mãe enxerga todas as pessoas que o filho já foi ao longo da vida reunidas em uma só."
Outro fator que vale a pena destacar é o fato da Louisa ter feito mais por Will do que qualquer outro ousou fazer. Sim, ele é um cara difícil, é verdade. Mas ele não precisava da pena e tampouco dos cuidados excessivos dos outros, ele precisava de alguém como Louisa Clark, que daria a ele o que ele já não imaginava poder ter.
"Prefiro estar com esse você que você deprecia do que com qualquer outra pessoa no mundo."
Apaixonante. Envolvente. Maduro. Agradabilíssimo. Leve. Emocionante. Assim é Como eu era antes de você . Recomendo a todos aqueles que estejam em busca de uma linda história de amor. Estou louca para ler outros livros da JoJo. A garota que você deixou para trás já está na minha prateleira, mas como vocês sabem, são taaantos livros para ler que fica complicado. Alguém já leu? Recomenda? Também tenho ouvido falar muito bem de A última carta de amor, mas prometi não comprar livros por um bom tempo, rs.
Commentaires