[RESENHA] O TESTE, DE JOELLE CHARBONNEAU
- thatiisr0
- 12 de jul. de 2014
- 3 min de leitura
Título: O teste
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única Editora
ISBN: 9788567028231
Gênero: Ficção / Distopa
N° de páginas: 320
Boa tarde, tudo bem com vocês? Então, se você é leitor do NTC provavelmente já me viu por aqui. Fui um dos convidados do PAPO DE ESTANTE, onde resenhei “ A Maldição do Tigre”. Estou aqui para minha primeira postagem como colaborador do blog e resenhei pra vocês “O Teste”, primeiro dos três thrillers distópicos de Joelle Charbonneau.
Nesse livro o mundo foi completamente destruído por uma guerra mundial, onde a terra e os mares foram poluídos; a possibilidade de vida é quase nula. Várias pessoas sobreviveram e começaram a limpar nosso mundo visando à possibilidade de estender suas vidas por mais algum tempo.
Imaginem os Estados Unidos dividido em colônias, onde cada uma tem uma obrigação de acordo com sua especialização. Colônia Cinco Lagos, por exemplo, é responsável pela limpeza e revitalização ambiental. Começamos nossa viagem vendo o mundo pelos olhos de Malencia, mais conhecida como Cia Vale; no dia de sua formatura e transformação em “adulta”, para ser mais específico. A formatura também é marcada pela escolha dos alunos para a entrada no Teste, - Teste esse que visa à formação de novos líderes com base em seus estudos e conhecimentos. Ao fim da cerimônia – para a qual Cia estudou a vida inteira − ninguém é chamado, e Cia se vê sem chão.
Filha de um ex-universitário que passou pelo Teste, Cia é chamada para conversar com a Magistrada Owen. Quando chega à casa da mesma, Cia se assusta ao ver Michal Gallen, Oficial da Cidade de Tosu City – Cidade Sede do Teste e da tão sonhada Universidade; é a cidade mais importante do país, é onde todos os líderes e pessoas importantes de seu país vivem. É na mesma ocasião que Cia descobre que, na verdade, ela é uma das escolhidas para o Teste. “− Ser escolhido é uma honra. Os formandos da Universidade são nossa grande esperança, aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra...” Cia, como filha de um ex-integrante da Universidade, se vê com uma pequena vantagem ao se sentar com seu pai para perguntar como foi o Teste dele e então e começa o mistério... Seu pai lhe explica que não se lembra de nada além de sua chegada á Tosu City, por que ao final dos Testes eles lhe deram um soro para perder a memória do que acontece no teste, principalmente para que a informação não seja vazada. Seu pai também lhe explica que tem pesadelos recorrentes com seus concorrentes e aliados, que com ele, cursaram O Teste.
“Por anos eu disse a mim mesmo que era apenas um sonho... Não confie em ninguém.”
Depois de descobrir o motivo de nenhum candidato ser chamado há anos, Cia se vê com medo de cursar o Teste para o qual estudou a vida inteira. Cia, Tomas, Zandri e Malachi são levados para a sede principal de Tosu City para começarem o Teste, e é onde a aventura começa. Misturando a ação de Jogos Vorazes e alguns pontos de Divergente, Joelle nos guia por uma aventura eletrizante, mas em minha opinião, não tão boa assim. Em muitos pontos nos transportamos pra a Chicago de V. Roth, ou para as Arena de Jogos Vorazes, mas o enredo que Joelle dá a isso tudo transforma O Teste em uma coisa única. Não vou dizer que é uma trilogia pela qual me apaixonei, mas não me arrependo de ter comprado o livro. A história só engata de verdade a partir do momento em que Cia começa a descobrir que são poucas as pessoas em quem ela pode confiar, e é exatamente isso que te deixa grudado nas páginas e te carrega até o final. E confiem em mim quando eu digo, o final é surpreendente! Espero que leiam, e se lerem, me digam o que acharam. Matheus.
Comments