[RESENHA] A VERDADE SOBRE O CASO HARRY QUEBERT. DE JOËL DICKER
- thatiisr0
- 14 de ago. de 2014
- 3 min de leitura
Título: A verdade sobre o caso Harry Quebert
Título original: La verité sur l'affaire Harry Quebert
Autor: Joël Dicker
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580575118 Gênero: Literatura Estrangeira
N° de páginas: 576
Hey pessoal, como vocês estão? Então, vim aqui falar do livro que acabou, literalmente, com a minha vida (kkkkk). Sério.
Gente, depois que virei a ultima página, juro... A sensação que eu tinha era que eu
nunca mais encontraria um livro tão bom. "Oh Matheus ,que bendito livro é esse? Que santo livro é esse que tirou seu ar? Eu também quero, eu também preciso ler esse livroooo! #ToNoChao"
Ok, brincadeiras à parte... O tal livro se chama "A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert", de um jovem escritor chamado Joël Dicker. O livro já começa interessante porque conta a história de um escritor que sofre da doença dos “Famosos Escritores”, que no caso, trata-se de não conseguir uma sequência avassaladora para o primeiro Best-Seller já escrito e publicado. Marcus Goldman, o tal escritor, depois de receber um ultimato de sua editora e ser obrigado a escrever um livro em pouquíssimo tempo, pede ajuda a um velho amigo, Harry Quebert.
Harry Quebert − um famoso escritor, ganhador dos maiores prêmios da literatura
internacional, atualmente aposentado − pede para que ele passe um tempo em sua casa. Marcus vai e acaba descobrindo que esse velho amigo esconde um grande segredo: Harry, aos trinta anos, teve um caso com Nolla, uma menina de quinze anos.
Nolla, que havia desaparecido na década de 70, é encontrada morta pouco tempo depois do próprio Marcus descobrir esse estranho caso entre seu amigo e a menina. Logicamente todos apontam o dedo para Harry, culpando-o tanto pela história, assim como pelo local onde a menina é encontrada; além disso ela é encontrada com o original do famoso livro de Harry Quebert.
Harry logo é preso e pede ajuda a Marcus, jurando ao amigo que ele é inocente. Marcus, confiando cegamente em seu amigo, resolve ajudá-lo abrindo uma investigação particular.
Conforme ele vai trilhando sua investigação, Marcus vai vendo que nem tudo que lhe dizem
é verdade, e que é cada vez mais difícil provar a inocência de Harry.
Esse é um livro que começa bom, fica muito bom, melhora um pouco, fica ótimo e termina perfeito. Chorei, ri, gritei, arranquei os cabelos, fiquei nervoso, ansioso, roí as unhas e quando terminei fiquei me sentindo um lixo... Rs!
Joël Dicker escreve magistralmente um livro que te leva a pensar que aquilo tudo realmente aconteceu. Em determinado momento do livro, o tal Marcus Goldman precisa escrever o próprio livro (lembram que ele ainda tem aquele ultimato da editora?), e a ideia que lhe vem a cabeça é escrever um livro chamado "O Caso Harry Quebert", e o começo desse livro, como nós mesmos lemos, é exatamente o mesmo começo de "A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert". Parece confuso, eu sei, mas é GENIAL!
Sim, fiquei com uma pulga atrás da orelha... Há algumas semanas o autor participou de um bate-papo com os fãs brasileiros no facebook e eu lhe perguntei se ele e Marcus eram a mesma pessoa, ao que ele respondeu: “Não, não sou eu. Marcus Goldman tem muitos aspectos meus, mas essa historia é pura ficção... Pelo menos a maioria é”.
Bom gente, ”A verdade sobre o caso Harry Quebert” é um livro que vai mexer com a sua mente, te levar a loucura, e você realmente não vai conseguir nada melhor... De longe esse é o melhor livro do ano!
Leiam, leiam, leiam!!!! E depois sintam tudo que estou sentindo.
Até a próxima.
Matheus.
Comentarios