[RESENHA] A PROMESSA, DE M. PATTAL
- thatiisr0
- 29 de set. de 2014
- 4 min de leitura
Título: A Promessa
Autor: M. Pattal
Editora: Ases da literatura
ISBN: 978-85-917143-2-2
Gênero: Literatura brasileira
N° de páginas: 254
Olá queridos, como vocês estão? Hoje venho com mais uma resenha premiada. O que significa que, além de divulgar a obra do nosso parceiro, ao fim do post também faremos um sorteio para aumentar a coleção de marcadores dos nossos leitores.
Bom, vamos lá... "A promessa" conta a história de uma jovem cantora que está no auge de sua carreira artística: Polly. Ela é super famosa, seus shows reunem milhares de pessoas, ela vai gravar um DVD incrível... Mas bem, a vida pessoal da moça não anda lá essas coisas. Ela sente um vazio muito grande e se sente atormentada pela promessa que não cumpriu. Promessa essa que não nos é revelada logo de cara.
O livro é narrado em terceira pessoa. Em alguns momentos o foco da história é Polly, em outros o foco muda para os diversos personagens da trama, como Angela, a mãe de Polly; Franco, o empresário; Renan, o namorado; Max, o jogador de futebol; Sidney, o pai e muitos outros. Cada um desses personagens precisa lidar com seus próprios conflitos, e a maioria dos conflitos tem a ver com uma promessa não cumprida ou com a fé.
O livro narra muitos fatos cotidianos. Qualquer pessoa poderia se encaixar nessa história facilmente. A leitura do livro é bastante fluida. Consegui lê-lo em apenas alguns dias. No próprio livro caracterizam a escrita do autor como uma "linguagem simples", onde o autor busca "dialogar com o jovem". Em minha opinião, a linguagem usada no livro ficou simples demais. Eu entendo que seja um livro voltado para o público jovem, mas também acho que os nossos jovens são inteligentes demais e vão querer o melhor que a língua portuguesa tem a oferecer. O livro é recheado de diálogos e em todos eles a linguagem usada é bastante coloquial. Friso que não estou dizendo que não há conteúdo no livro, apenas acredito que o conteúdo tenha sido transmitido para o leitor em uma linguagem coloquial, como a que usamos no dia a dia.
Como vocês bem sabem, também não sou muito fã de narrativas que alternam o foco entre vários personagens. Poucos livros assim me agradaram. Às vezes eu até me sentia perdida durante a leitura, já que todos os personagens, até os menores, tem alguns capítulos destinados a contar suas histórias. Não considero isso um ponto negativo, muito pelo contrário... Imagino que deva haver leitores que amam esse tipo de narrativa, mas infelizmente não é o meu caso.
Os personagens da trama são bons, no entanto sinto que não conheci nenhum deles verdadeiramente. Acredito que faltou um pouco de aprofundamento. Polly, apesar dos seus 22 anos, age como uma menina de 15. Eu senti falta de amadurecimento até em alguns personagens adultos, como o pai de Polly, por exemplo. Por falar em personagens... O autor disse que cada livro contará com um protagonista, ou seja, nos próximos livros Polly passará a ser um personagem secundário.
A questão da fé abordada no livro é muito interessante. Em alguns momentos achei brilhante a colocação do autor, em outros, no entanto, me vi discordando dele. Esse é um tema delicado e antes de tudo é preciso sempre respeitar a fé do outro. Então, essa é apenas a minha opinião: acredito que fé e Igreja não precisem estar diretamente relacionadas. Em alguns momentos do livro, essas duas coisas muito diferentes, eram tratadas como sinônimos. Polly, por exemplo, apesar de afirmar que "Deus é Deus e Igreja é Igreja", faz colocações como "- Agora eu entendo porque ela estava com uma aparência triste e nos recebeu um pouco fria. Mas, vocês são da igreja. Ela não conseguiu superar?". Achei um pouco controverso, e talvez por isso sinto que não conheci Polly ao fim das 254 páginas do livro.
Ao fim do livro tudo está basicamente melhor. Polly consegue resolver muitas coisas em sua vida e em seu coração. No entanto, ela recebe uma proposta que a deixa dividida. E aí está o gancho para um segundo livro. "A promessa" narra muitos fatos cotidianos de diversos personagens. Uns mais relevantes que outros. Por se tratar de uma série com 5 livros, desejo que uma história mais envolvente apareça e cative o leitor na continuação. A proposta do autor é muito boa... Direcionar um livro que fale sobre fé e Deus para o público jovem é muito bom. Então espero sinceramente que a série "Promessas" só melhore e melhore a cada livro.

Sobre dados mais técnicos... Achei a capa bem bonita, e adorei o cuidado do autor, que gravou a música sucesso da personagem, intitulada "A promessa". O cd veio junto com o livro e eu escutei a música várias vezes. A diagramação está boa em alguns aspectos e pode ser melhorada em outros. O cuidado de colocar notas musicais ao início de cada capítulo é ótimo. A fonte não é das melhores... Há muito espaçamento desnecessário antes e depois da pontuação, mas sabemos como isso é frequente nos livros, não é? E nem sempre - quase nunca, rs! - essa decisão cabe ao autor.
Bom, então é isso. Para aqueles que gostam de histórias leves e cotidiadas, "A promessa" é um prato cheio. Para quem gosta de reflexões sobre fé e Deus também. Agora é só aguardar a continuação. Desejo muito sucesso para o autor. E me digam, o que acharam da história? Ela faz o estilo de vocês?
xxxx
[RESENHA PREMIADA]
Como vocês bem sabem, a RESENHA PREMIADA é uma forma de divulgar ainda mais os nossos parceiros e atrair ainda mais gente para a resenha. Dessa vez participar vai ser MUITO simples. Basta deixar um comentário sobre a resenha (desenvolva um comentário opinativo; comentários como "adorei a resenha", "legal", "participando" e afins serão desconsiderados) e ao fim do mesmo deixe seu nome e e-mail. O sorteio será realizado no dia 02/10 através do SorteiosPt e o resultado será divulgado em nossa FanPage.

Prêmio -> Kit de marcadores de página, dos seguintes títulos: "Ponte de cristal", "As vantagens de ser invisível", "Grand theatre pao e circo", "Da boca pra dentro", "Mocassins e All Stars", "O senhor da luz", "A Promessa", "Silo", "Lua de larvas", "Deixe a neve cair", "blog NTC" + Botton de "A menina mais fria de coldtown".

Comments