top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[RESENHA] MOCASSINS E ALL STARS, DE CLARA SAVELLI

  • thatiisr0
  • 23 de out. de 2014
  • 5 min de leitura

Título: Mocassins e all stars

Autora: Clara Savelli

Editora: COM ARTE

ISBN: 978-8571-66124-0

Gênero: Romance

N° de páginas: 452

Caro leitor, seja bem-vindo ao universo da jovem Julie, uma adolescente que acabou de perder o pai e precisa lidar com mudanças repentinas em sua vida. Sua mãe - com quem ela tem menos afinidade - a comunica que elas se mudarão de Nova York para Monterey, lar de sua avó materna, de quem Julie pouco sabe. Se a dor de perder o seu pai já não bastasse, Julie ainda vai encarar as dificuldades de se adaptar a um novo colégio no último ano. Ela está acostumada com uma cidade grande, onde as pessoas não são julgadas pelo que vestem ou fazem, e sim por quem são. Mas em sua nova escola as coisas não funcionam assim. As fofocas são constantes, sempre lideradas pela líder de torcida e popular Bárbara.

"Mais um bilhete na sexta: ELA BATE BEM. O que não chegou a ser exatamente um ultraje. Você poderia dar várias interpretações a essa frase. Como bater bem da cabeça ou ser uma boa lutadora. Mas levando em consideração, acho que as pessoas tiveram outra interpretação dessa frase. Bárbara era realmente a rainha da fofoca."

Arthur (ou Torrez, se preferir), o capitão do time de basquete mais popular e cobiçado de todos os tempos, por algum motivo, parece disposto a se aproximar da novata. E é assim que tudo começa...

" - Gostei dos seus sapatos - disse ele, fechando o prório armário, ao lado do meu, antes de sair andando."

"Mocassins e all stars" é um livro delicioso sobre as dificuldades da adolescência. Enquanto o lia, senti-me parte da história. Voltei aos meus dezesseis anos e fui tomada por sentimentos típicos da idade. Vibrei com as respostas certeiras da protagonista e quase quis matá-la quando achei que ela estava exagerando. Senti meu coração disparar a cada avanço de Arthur e dialoguei com o livro, como se ele de repente pudesse me ouvir.

"- Você fez um show quando Torrez te chamou de Jul. Não perdoou ele mesmo quando ele prometeu não te chamar assim de novo! - ela disse, acelerando pela rua. - Você acabou de ser contraditória, Julie. Totalmente. Diria hipócrita, se não fosse uma palavra tão forte."

Apesar das suas peculiaridades, Julie faz uma amiga em seu novo colégio: Leah. Ela namora um dos jogadores do time de basquete e por isso, Julie passa a conviver com todo o time e rapidamente os conquista com sua personilidade única. Apesar de ter um bom relacionamento e gostar de todos os jogadores, é em David que Julie enxerga um grande amigo. Eles tem muita coisa em comum, como por exemplo, o fato de perderem seus familiares muito cedo. Ironicamente - ou não - David é o melhor amigo de Arthur - talvez devamos chamá-lo de Torrez, afinal, Julie é a única que pode chamá-lo de Arthur, RISOS.

David foi, sem sombra de dúvidas, o meu personagem favorito. Ainda estou seriamente chateada com a autora por ter mudado o curso da hitória dele. Já esbravejei com ela e exigi uma segunda edição com a história inicial, mas acho que ela me ignorou. Para vocês entenderem... A história do livro era postada no orkut (fanfics ♥) e David, a princípio, era gay. As leitoras, no entanto, se apaixonaram - assim como eu - pelo personagem e exigiram que ele fosse heterossexual... Acontece que durante todo o livro eu sabia que ele era gay, eu sentia isso e fiquei muito brava quando ele simplesmente conheceu uma garota e se apaixonou por ela.

"- Não me venha dizer que você está com ciúmes, Arthur - eu brinquei. - Dá para disfarçar pelo menos um pouquinho? [endif]

- Ah é, claro. Estou morrendo de ciúmes de você - ele disse num tom sarcástico. [endif]

- De mim? - sorri ironicamente. - Eu achei que fosse do David. [endif]

Arthur gargalhou meio alto, enquanto David quase riu a ponto de mostrar seus dentes."

AINDA ESTOU BRAVA, CLARA SAVELLI! O fato é que apesar desse triste desvio de percurso, David continua sendo o meu personagem favorito. Ele é, com certeza, o melhor amigo que toda garota gostaria de ter.

" - Julie - ele parecia cansado. - Acho que está na hora de conversarmos sobre isso.

Eu me arrepiei quando ele disse isso. Porque ele disse uma coisa que meu pai me dizia. No mesmo tom que ele costumava usar comigo. Uma mistura de cansaço com amor fraternal."

Apesar do meu pouco tempo disponível, eu devorei as quase quinhentas páginas do livro em 4 dias. Fui surpreendida de forma positiva pelo enredo e quando eu começava a achar que as coisas estavam se ajeitando... BOOM, algo inesperado acontecia.

mocassins 03.jpg

A capa do livro é uma graça, assim como os detalhes da parte de dentro. Ficou realmente muito fofo. Apesar das folhas serem brancas, a leitura fluiu de forma fácil e agradável. O livro precisa de uma revisão mais minuciosa, mas sabemos perfeitamente como as editoras podem ser descuidadas com seus jovens autores, não é? A Clara, pelo que sei, está fazendo a revisão do livro para a próxima edição.

Recomendo o livro para todos aqueles que buscam uma história leve, divertida e tipicamente adolescente. Já estou sentindo falta de Julie, Arthur, David, Leah (e todos os outros personagens) no meu cotidiano.

"- Você é a pessoa mais chata de todo esse planeta - eu ri, agarrando sua nuca.

- Você é a pessoa mais chata de todo o universo - ele jogou as sacolas aos nossos pés.

- Você é a pessoa mais chata de to...

Só que eu nunca cheguei a completar a frase, porque mais uma vez Arthur cobriu meus lábios antes que eu pudesse revidar. O que era bom, porque eu estava com um pouco de dificuldade para pensar em algo maior que o universo."

xxxx

[RESENHA PREMIADA]

mocassins 04.jpg

Como vocês bem sabem, a RESENHA PREMIADA é uma forma de divulgar ainda mais os nossos parceiros e atrair ainda mais gente para a resenha. Participar é MUITO simples. Basta deixar um comentário sobre a resenha (desenvolva um comentário opinativo; comentários como "adorei a resenha", "legal", "participando" e afins serão desconsiderados) e ao fim do mesmo deixe seu nome e e-mail. O sorteio será realizado no dia 26/10 através do SorteiosPt e o resultado será divulgado em nossa FanPage.

Prêmio -> Kit de marcadores de página, dos seguintes títulos: "Ponte de cristal", "As vantagens de ser invisível", "Pó de lua", "Ah, o verão!", "Jane Austen", "Carta de amor aos mortos + Aristóteles e Danre descobrem os segredos do universo (marcador frente e verso)", "Mulheres que não sabem chorar", "Garotapop.com", "Horizonte", "Marcadores NTC" + bloco adesivo post-it.

Beijos e até a próxima,

thati.gif


 
 
 

Comments


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page