PAPO DE ESCRITOR COM CLARA SAVELLI
- thatiisr0
- 7 de nov. de 2014
- 9 min de leitura
Papo de Escritor - Semana 01 - Clara Savelli
É com muita alegria e honra que inauguro essa coluna maravilhosa desse blog lindo! Obrigada à Thati pelo convite e obrigada a todos vocês que acompanharam meus posts durante toda essa semana! Difícil é agora sentar para reunir tudo em um texto só, porque foi uma LONGA semana, cheia de eventos e, além de tudo, eu escrevo muito! Enfim, espero que gostem!
Primeiro dia: 31 de Outubro
Comecei o dia mostrando pra galera meus três caderninhos do coração no facebook e no instragram.

Esses são meus “caderninhos literários” e eles estão (quase) sempre comigo (os dois menores estão SEMPRE. O maior só às vezes). Cada um tem uma finalidade distinta: um é para anotar ideias novas, outro para anotar de tudo um pouco e outro para escrever mesmo, as cenas e etc. Além deles eu ainda tenho mais um, que é um caderno antigo da faculdade (que tem o Darth Vader na capa porque eu amo!) que é onde eu anoto umas informações importantes sobre meus futuros projetos. Como sou indecisa, sempre tenho mais de um em andamento. Neste caderno eu anoto as árvores genealógicas, as profissões dos personagens, o perfil de cada um, etc.
Vida de escritor também é fazer propaganda dos seus eventos e deixar sempre alguma coisa acontecendo na página do livro! Dia 31 divulguei na página do livro as informações sobre o evento do dia seguinte e também divulguei este projeto! Isto tudo antes de ir pra aula, porque escritor também estuda! Eu estudo Direito e estou no nono período. Sim, estou no final e surtando como monografia, OAB e provas. E ao mesmo tempo tentando escrever um livro novo! Quem disse que vida de escritor é mole?
Mais tarde, por volta de umas 16h fui encontrar a Aimee Oliveira (Pela Janela Indiscreta) na Primavera dos Livros, no Catete.

Nós ficamos o restante da tarde por lá fofocando, olhando os livros, fazendo um book fotográfico e comendo (sempre tem comida envolvida quando eu estou por perto) e quando já estávamos começando a pensar em ir embora: CHUVA FORTE! ! E de granizo!


Planejamos uma rota de escape até um local coberto e corremos até lá. Continuamos nossas fofocas e acabamos encontrando o autor Marcos Archanjo e outros colegas e a fofoca aumentou ainda mais!

Conclusão: quando eu vi já era SUPER tarde e eu ainda estava lá de bate-papo! A chuva tinha melhorado e não estava mais no horário de rush do metrô, então terminei a agradável conversa e fui correndo pra casa, porque tinha um monte de coisas para arrumar pro dia seguinte ainda!

Quando cheguei em casa super cansada tinha imagem fofa da fã Kat Castro no facebook e meu coração se encheu de alegria. Acho que os leitores subestimam como a gente fica feliz
quando recebe amor assim. Faz toda diferença no nosso dia e nos dá força e fôlego para continuar nossa caminhada!
Arrumei tudo para o dia seguinte, a Feira de Cultura Literária em Olaria, fiz um último post no facebook convidando todo mundo, respondi meus e-mails literários, e fui dormir!
Segundo dia: 1º de Novembro
Acordei cedinho e fui, acompanhada de Larissa Siriani e Camille Labanca, para Olaria. Nós chegamos cedo, mas logo depois a Thati também chegou. Nós arrumamos nossas mesas, conversamos com a organizadora Mariana (Magia Literária) e, claro, tiramos selfies!

Terminada a arrumação, descemos para almoçar também com a Bruna Fontes (La La Land) e a Iris Figueiredo (Confissões On-Line) e, óbvio, fofocamos muito!
A feira foi INCRÍVEL! O calor estava um absurdo e eu achei que ia derreter, mas o amor também estava em níveis enormes! Conheci muitos autores legais e pude conversar com vários novos leitores !


É para superar qualquer calor! Ainda mais quando fui surpreendida por um convite para participar de uma mesa de debates na qual eu não estava originalmente incluída! Disse sim NA HORA e foi maravilhoso. A mesa contou comigo, com a Aimee Oliveira (Pela Janela Indiscreta), com a Carolina Estrella (Série Garota Apaixonada e Garotapop.com), com a Lu Piras (Um Herói para Ela), com a Márcia Rubim (Adeus à humanidade) e com a Thati Machado (Ponte de Cristal, mas vocês já sabem disso, né?).


Fiquei muito feliz de reencontrar alguns alunos do colégio que eu havia dado palestra na semana anterior! Minha palestra foi sobre incentivo à leitura e vê-los em uma feira literária encheu meu coração de alegria! Sem falar que as meninas, em especial, são umas fofas, né? Beijos para elas.
Fiquei até o final da feira e cheguei morta em casa! Claro que não descansei: fui direto ligar o computador e passar as fotos para a página do livro! Também fui comentar e curtir todas as fotos comigo que já tinham sido postadas por outras pessoas! E, claro, responder meus e-mails literários. Nunca deixo acumular! Só depois fui ter meu merecido sono.
Terceiro dia: 2 de Novembro

Também não descansei por muito tempo! No dia seguinte já estava de pé bem cedo porque tinha evento literário marcado para 14h em outro bairro. Desta vez eu não estava participando, mas queria prestigiar as colegas e aproveitar para aprender um pouco mais. Enquanto esperava dar a hora aproveitei para continuar com o processo de revisão de Mocassins e All Stars. Ele está no final da primeira edição e estou corrigindo os erros da edição atual para mandar para uma nova editora (que eu ainda não sei qual é. Quem tiver sugestões, por favor, me fale). Fui correndo para o Barra Shopping, local do evento. Cheguei lá em cima da hora mas consegui senha para participar! O evento foi organizado pelo blog da Beatriz Soares, My Little Metaphor e as autoras convidadas eram Carolina Estrella, Catia Mourão, Tammy Luciano, Patrícia Barbosa, J.C. Ponzi, Márcia Rubim e A.C. Meyer. Elas contaram um pouco dos seus livros e responderam perguntas do público.

Depois, aconteceu um sorteio de brindes e, é claro, eu não fui sorteada! Por sorte o Matheus Lisboa foi duas vezes (a mãe dele foi primeiro e depois ele) e ele me deu o prêmio! Ganhei o novo livro da Catia Mourão, Elos do Destino! Aproveitei também para autografar os livros que eu já tinha das autoras que estavam presentes, que foram Claro Que Eu te Amo (Tammy Luciano) e Livro das Princesas (Patrícia Barboza).

No final do evento, deixei os marcadores de Mocassins e All Stars para serem distribuídos junto com os demais marcadores e aproveitei para deixar um exemplar com a Beatriz. Uma moça viu e na hora perguntou se eu não tinha mais um exemplar comigo. Conclusão: acabei vendendo dois exemplares de Mocassins sem nem ter participado da mesa! Que bom que tinha levado!

Cheguei em casa e também fui direto postar as fotos do evento no perfil do livro. Acho importante fazer isso rápido e tento sempre ser ágil porque sei como as pessoas adoram ver as fotos depois do evento (bem, pelo menos eu adoro). Antes de dormir, respondi meus e-mails literários e comecei a ler uma das minhas aquisições da feira de Olaria: Boston Boys (Giulia Paim).
Quarto dia: 3 de Novembro

Acordei respirando Boston Boys. Eu queria muito saber como continuava! Estava tão empolgada com o livro que até postei uma foto dele no instragram naquela manhã. Conclusão? Não desgrudei do livro o dia inteiro! Levei até pra aula (e fiquei lendo. Péssimo hábito para minha vida acadêmica)! E adivinha? Claro que terminei antes do final do dia. Claro que estou desde já pentelhando a vida da Giulia para saber quando sairá o próximo. Conhecei a Giulia e uma parte de sua família na feira de Olaria e adorei todos! Uns amores, assim como o livro.
Dia 3 também divulguei na página do livro o evento que faria com as meninas no dia 5, em um colégio de Itaboraí. Na verdade, essa publicação já estava agendada há séculos. A melhor coisa para se manter uma página sempre atualizada é tirar um dia livre e programar o máximo de postagens que conseguir. Às vezes eu tenho que reprogramar algumas quando surge algo mais urgente para ser postado (um evento, por exemplo), mas na maioria das vezes é uma mão na roda. Mesmo.
Eu também resolvi, neste dia, mudar meu nome no twitter. Eu usava outro twitter antes de ter o livro publicado e resolvi criar um só para o “mundo literário”. Eu chamava paperwriterback (eu queria que fosse paperback writer, música dos Beatles, mas já estava em utilização) mas era a maior complicação quando eu queria passar o nome para alguém. Agora sou escritoraclaras! Aproveitem e me sigam, beijos!
Quinto dia: 4 de Novembro É incrível, mas dia 4 eu ainda estava recebendo amor decorrente dos eventos do final de semana. Várias fotos continuavam aparecendo no meu feed e me deixando toda

emocionada! Inaugurei o dia mostrando para todo mundo minha mesa de “trabalho”. A verdade é que minha mesa de trabalho é em qualquer lugar (vide os caderninhos do primeiro dia) e que eu escrevo na mesa onde eu também estudo, vejo séries e às vezes até como. Muitas coisas me inspiram na minha mesa de trabalho, mas sem dúvidas o mais inspirador de todos é meu quadro motivacional!
No dia do lançamento minha família me deu de presente um desenho que eu fiz quando tinha uns seis anos no colégio. O tema do desenho era: “quando crescer quero ser” e minha resposta, já naquela época, foi escritora. A vida às vezes faz com que a gente esqueça nossos sonhos, mas a verdade é que eles estão sempre por ali, latentes, esperando você dar uma bobeira para se mostrarem. Esse quadro me deixa muito feliz e com muita vontade de escrever mais e mais!
Eu tive prova na terça-feira, então meu dia se resumiu a estudar Processo do Trabalho e surtar muito achando que eu não ia saber nada! Enfim, prova feita, vamos rezar e acender uma vela. Por ela, pelas outras, pela OAB, pela monografia... Alguém me empresta umas velas?
Sexto dia: 5 de Novembro
Quarta feira foi dia de evento novamente! Eu, Aimee Oliveira, Thati Machado e Yohana Sanfer (Da Boca Pra Dentro) fomos ao C.E. Salvador de Mendonça, em Itaborái, para conversar com alunos maravilhosos e super engajados na leitura! Acordei bem cedo, por volta das 5:30, afinal, moro no Rio e Itaboraí é longe! Encontrei a Aimee Oliveira em São Gonçalo e fomos juntas, fofocando como sempre. Chegamos lá 9 horas e fomos recebidas com muita animação! Eles tinham confeccionado até um mural em nossa homenagem e eu estava nele!


Começamos a conversa com perguntas e respostas e foram TANTAS perguntas que trouxemos dever de casa para casa: vamos responder tudo e mandar para eles depois. Depois deste momento tivemos um enorme café da manhã preparado pelos alunos e pela coordenação! Nem acreditei quando vi tanta comida feita com tanto amor!
Depois do lanche fizemos um jogo chamado “Perfil Literário” e a turma ficou mais animada ainda! Dividiram-se em duas equipes para tentar acertar qual era o personagem/lugar/objeto da literatura que estávamos descrevendo.

Saímos de lá quase 13h e meu caminho de volta era longo! Fiz um pit stop estratégico na casa da Aimee Oliveira para almoçar e nós tivemos altas ideias sobre futuros projetos! Já compartilhamos com a Thati e estamos muito animadas!
Continuei meu caminho e cheguei em casa por volta das 19h30m, exausta. Pensa que fui dormir? Não! Fui postar as fotos do evento no facebook, além de curtir e comentar todas as que eu tinha sido marcada! O amor é maior que o sono! Além disso, ainda deixei programados na página TODOS os posts do dia seguinte, inclusive o com o resultado do Concurso de final de Orkut e, sim, também respondi meus e-mails literários.
Sétimo dia: 6 de Novembro
Passei o dia tentando estudar para minha prova do dia 7, mas não consegui. Tem uns dias que você acorda com um comichão interno que não sossega até você colocar sua caneta em funcionamento! Eu tentei relevar essa situação e continuar estudando, mas não estava tendo frutos. Resolvi aproveitar minha distração e digitar as perguntas dos alunos de ontem para mandar para o restante das meninas.

Mesmo assim, só dei trela para meu comichão quando já estava a caminho da faculdade e não aguentei: peguei meu caderninho e comecei a escrever, dentro do ônibus e do metrô mesmo! Quando vi já tinha preenchido várias folhas (com uma letra horrível, né, já que os transportes sacudiam muito).
Quando cheguei na faculdade recebi uma notícia ruim e fiquei muito nervosa! Precisava desesperadamente distrair minha cabeça até o final da aula ou ia acabar explodindo. Peguei meu caderninho e comecei a passar ele a limpo no caderno da faculdade, aumentando as cenas e desenvolvendo a história. É, no caderno da faculdade. Faço isso sempre. Como já deixei claro anteriormente, acho que não sou exatamente o exemplo de melhor aluna. Mas eu tento!

Cheguei em casa e fiquei mais tranquila quando entendi melhor minha notícia ruim. Tudo estava bem, apesar dos apesares. Comecei a me preparar para escrever este texto e para estudar para minha prova (de verdade dessa vez). Tirei o texto do caderno do colégio e ops! Acidente.

Tentei não ficar muito chateada e guardei as folhas dentro do meu caderno do Darth Vader para, eventualmente, passar a cena para o computador. Para quem está se perguntando: sim, é um projeto de livro novo! Não, não vou contar mais nada!
Enfim, depois de tudo isso, encerro minha participação nessa coluna super legal e saio correndo para tentar estudar alguma coisa para minha prova de amanhã! ATÉ AGORA NADA, SOCORRO!!! Espero que vocês tenham gostado do meu relato sobre como é uma semana (movimentada) de escritor! Aproveitem e me desejem sorte na prova amanhã! Obrigada, Thati! Obrigada, leitores! Beijos!
xxxx

Comments