top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[RESENHA] DESAPARECIDA, CATHERINE MACKENZIE

  • thatiisr0
  • 5 de dez. de 2014
  • 5 min de leitura

Título: Desaparecida

Autora: Catherine Mackenzie

Editora: Leya

ISBN: 978-85-441-0061-5

Gênero: Literatura canadense, chick-lit

N° de páginas: 318

Sinopse: Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? “Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas.” Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

xxxx

Queridos leitores, gostaria de contar a vocês que resolvi mudar a forma como escrevo minhas resenhas. Não é nada muito drástico, mas acho importante explicar o motivo. Sempre que vou a outros blogs para saber mais sobre um livro, dificilmente eu leio a parte onde o blogueiro detalha a história e acabo indo direto para a opinião dele, afinal, é possível saber um pouco do enredo através da sinopse e explicá-la com minhas próprias palavras acaba sendo um pouco repetitivo. Por isso, resolvi que as resenhas serão compostas pela sinopse e minhas impressões. O que vocês acham?

Bom, vamos ao que importa. Sejam bem-vindos a conturbada vida da advogada Emma Tupper. Preciso confessar-lhes uma coisa: vi esse livro na bienal de SP e fiquei apaixonada pela capa e pela sinopse. Preciso confessar-lhes uma segunda coisa: criei muitas expectativas em cima do livro, e lamentavelmente, acabei me decepcionando. Sei que não se deve criar expectativas em relação a nada, mas ás vezes é inevitável.

"Nada das fotos da minha mãe, da coleção de frascos com a terra dos lugares onde já estive, nenhum objeto sobre a cômoda. Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas."

Tenho ciência de que a minha opinião sobre a obra diverge da maioria, mas quero ser sincera com vocês sobre a minha leitura. "Desaparecida" é um chik-lit com uma premissa incrível. Fiquei intrigada pelas decisões que a Emma tomaria em sua vida, mas acho que a narrativa da autora me cansou um pouco. Levei duas semanas para ler as 318 páginas do livro (normalmente não levo mais que 5 dias) e eu tive a sensação de sempre estar esperando algo incrível da protagonista, o que não aconteceu.

"Sinto uma estranha sensação de alívio quase cartesiana. Recebo contas para pagar, logo existo."

O rumo que a história toma é clichê e previsível. Quando o livro começa a ganhar um ritmo mais interessante, bem depois da metade, sou fisgada por uma leitura mais fluida, mas ainda assim previsível. O caso no qual Emma trabalha é interessante, mas eu descobri o desfecho bem mais rápido que ela, então acompanhar o passo-a-passo foi um pouco chato também.

"Tive uma súbita vontade de sussurrar o feitiço que Harry Potter usa para fazer as pessoas aparecerem no Mapa do Maroto: as palavras saíram quase inconscientemente de meus lábios assim que espetei a planta com a ponta da caneta. Como sou advogada e não bruxa, nada aconteceu."

Apesar da protagonista não me cativar da forma como eu esperava, ela tem momentos interessantes com os quais me identifiquei um bocado.

"Jesus. Fizeram uma cerimônica fúnebre. Fui lembrada, homenageada e despachada em pretérito perfeito. Gostaria de saber se alguém chorou."

"O que me faz naufragar é isto: Craig não só aceitou a minha morte, mas em alguma medida ficou aliviado com isso."

"A vida não espera. Você tem de fazer acontecer. Você tem de vivê-la enquanto ela está acontecendo ao seu redor. A vida segue em frente."

Como já disse lá em cima, a capa do livro é belíssima. Tem um toque de melancolia que me faz querer tê-lo. Eu o recebi em parceria com a editora Leya. O tamanho da fonte e do espaçamento é bom. O que me incomodou um pouco foi a falta de travessões para delimitar onde termina a fala de um personagem e recomeça a narrativa da Emma. Eu precisava parar um segundo e reler para não misturar as duas coisas.

desaparecida 02.jpg

Um ponto positivo na história, para mim, é a Emma não achar que precise dar um giro de 360 graus em sua vida só porque passou por uma experiência catastrófica em sua vida. Eu concordo com ela, no entanto achei que ela levou tempo demais para realmente começar a agir. A vida não espera, sabe? Você quase morreu, então, sei lá, tenha pressa e sede de conquistar o mundo... Eu, pelo menos, teria.

Deixo aqui o link para vocês conferirem as resenhas do livro no skoob. Ninguém deu menos de 4 estrelas para obra, o que significa que a minha opinião é realmente contrária. Acho interessante que vocês leiam todas as opiniões, a obra e tirem suas próprias conclusões. "Desaparecida" não funcionou para mim, mas com certeza funcionará para outros leitores.

Por hoje é só, espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima,

thati.gif

[RESENHA PREMIADA]

Como vocês bem sabem, a RESENHA PREMIADA é uma forma de divulgar ainda mais os nossos parceiros e atrair ainda mais gente para a resenha. Participar é MUITO simples. Basta deixar um comentário sobre a resenha (desenvolva um comentário opinativo; comentários como "adorei a resenha", "legal", "participando" e afins serão desconsiderados) e ao fim do mesmo deixe seu nome e e-mail. O sorteio será realizado no dia 08/12 através do SorteiosPt e o resultado será divulgado em nossa FanPage.

marcadores desaparecida.jpg

Prêmio -> Kit de marcadores de página, dos seguintes títulos: "Da boca pra dentro", "O segredo do meu marido", "Com outros olhos", "Mar de tranquilidade", "Pela janela indiscreta", "A verdade sobre o caso Harry Quebert", "Mocassins e all stars", "Imaginário feminino", "A garota que você deixou para trás", "50 experimentos para fazer em casa", "As bruxas de Oxford", "blog Livros e Sonhos", "Blog Nem te conto + Ponte de cristal".

[ATENÇÃO]

NOS DIAS 06 E 07 DE DEZEMBRO (SÁBADO E DOMINGO), "COM OUTROS OLHOS" ESTARÁ DISPONÍVEL NA AMAZON DE FORMA INTEIRAMENTE GRÁTIS! NÃO PERCA ESSA OPORTUNIDADE. APÓS A LEITURA, DEIXE SUA AVALIAÇÃO, ELA É MUITO IMPORTANTE PARA MIM!

Thati Machado - Com outros Olhos capa 2.jpg

Sinopse: A vida perfeita de aparências da jovem Lana se desfaz como pó depois de um trágico acidente com seu então namorado Lucas. Destinada a ultrapassar todos os obstáculos que a vida lhe impõe, Lana ingressa na Companhia Raoul de Teatro - com a ajuda de seu irmão - sem que saibam das suas limitações. Seus companheiros de trabalho parecem não facilitar a vida da moça, principalmente Arthur, que interpreta seu par romântico na peça. Ironia do destino ou não, Lana vai descobrir que uma vida sem luz ainda pode lhe oferecer tudo que uma garota sempre sonhou. E que as aparências... Sempre enganam.

Disponível na Amazon: clique aqui para adquirir seu ebook.


 
 
 

Comments


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page