NOVOS GÊNEROS E SUAS PARTICULARIDADES (YOUNG ADULT & NEW ADULT)
- thatiisr0
- 20 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
Queridos leitores, como estão? Eu, para variar, estou me equilibrando nessa corda bamba que é a vida de escritora. Sabem como é, no início da carreira não dá para simplesmente escrever, você precisa ser versátil e cuidar dos eventos, da divulgação, dos contratos, das artes... Enfim, uma loucura!
A pauta de hoje aqui no blog é sobre um assunto que eu mesma não entendia muito bem. Lendo alguns comentários aqui no blog e também algumas resenhas em outros, me peguei com uma dúvida: qual é a real diferença entre os gêneros Young Adult e New Adult? Quando comecei a escrever "Ponte de cristal", achei que ele se encaixaria na primeira categoria, mas depois de algumas pesquisas eu percebi que: Opa, acho que o meu livro se enquadra melhor no segundo. Mas como entender as sutis diferenças entre um gênero e outro?
No meio das minhas pesquisas, acabei encontrando coisas bem legais. O gênero YA traz, normalmente, personagens adolescentes que vivem dramas dessa época. Seus leitores acabam por possuir uma idade parecida, variando - normalmente - entre 14 e 20 e poucos anos. O gênero NA, por sua vez, traz personagens que estão ingressando na vida adulta e acabam por vivenciar diferentes conflitos. Muitos escritores concordam que essas definições podem variar de livro para livro.
A divisão por gênero sempre foi algo comum no universo literário. No passado a divisão era feita por períodos e escolas literárias. A diferença é que agora todo o mercado se expandiu, bem como suas possibilidades e fica cada vez mais difícil para o leitor identicar se aquele livro está de acordo com o seu gosto e desejo.
Todo esse tema já vem sido debatido nos cenários internacionais desde 2013. Mas no Brasil o assunto tem ganhado mais visibilidade e repurcussão de um ano para cá. Visando facilitar um pouco o entendimento sobre os dois gêneros, existem algumas características que podemos salientar.
Características mais frequentes do gênero Young Adult

História vivida em período escolar
Conflitos com familiares e amigos
Angústia em relação ao futuro, principalmente no mercado profissional
Descoberta da sexualidade
Excesso de dramatização (característica comum entre os adolescentes)
Descobertas envolvendo o primeiro amor
Questões sobre a autoestima e o bullying
Exemplos: "Eleanor & Park", "Crepúsculo", "Harry Potter".
Características mais frequentes do gênero New Adult

Histórias que se passam na universidade ou em ambientes pós escola
Acontecimentos trágicos
Descrição mais detalhada de cenas contendo abuso sexual e/ou tortura
Problemas psicológicos em decorrência de traumas passados
Busca pelo autoconhecimento
Erotismo
Exemplos: "Ponte de cristal" (pois é, acho que PDC se encaixa com muito mais precisão nessa categoria), "Métrica", "Easy".
Para o leitor - e também para o escritor - todas essas divisões podem ser um fator complicante, considerando que todas essas características poderiam se encaixar em "Romance". Mas vale salientar que essas novas categorias são importantes para a relação público/gênero e também para ganhar visibilidade dentro das livrarias. Os livros Young Adult, por exemplo, só começaram a ganhar mais espaço depois de Harry Potter. Vocês ainda têm alguma dúvida sobre o assunto? Ele ficou um pouco mais claro? Para mim deu uma esclarecida e tanto! Beijos e até a próxma!
Fonte: PublishNews, The New York Times, Yahoo.

Comentários