LITERABEL: INSPIRE-SE NESSA INICIATIVA!
- Thati Machado
- 18 de fev. de 2015
- 2 min de leitura

Olá leitores queridos, como estão? Como passaram o carnaval? Espero que tenham colocado a leitura e dia e estejam ardendo menos que eu, rs!!
O tema que escolhi para tratar hoje aqui no blog é algo de que venho querendo falar há algum tempo. Desde a criação do NTC, venho conhecendo muitas pessoas novas aqui na blogosfera e uma queixa frequente é a falta de eventos literários nos locais mais afastados. Foi pensando nisso que resolvi contar um pouquinho da história do LITERABEL para vocês, pois acredito que a iniciativa da Micheline Soares - organizadora do evento, leitora voraz e PRIMEIRA COMPRADORA OFICIAL DE PONTE DE CRISTAL (risos!) - pode inspirar e encorajar outros leitores.
Em cinco perguntinhas rápidas, a nossa Má Suprema - alter ego malvado da Micheline, rs! - contará um pouquinho sobre o evento que teve sua primeira edição em dezembro de 2014, da qual tive a honra de participar.
1) Antes de mais nada... O que é o LITERABEL?
O LiteraBel é um projeto literário que visa a aproximação entre o autor e o leitor da baixada fluminense. Os eventos literários costumam ser sempre no centro do Rio e muitos leitores não tem condições para ser deslocar, seja por questão de tempo ou financeiro mesmo. A baixada fluminense é carente de eventos e de livrarias. O nome é a junção de literatura e Belford Roxo, cidade que acolheu a primeira edição do evento, mas há quem prefira dizer que significa Literatura Bela. O que também é uma ótima ideia.
2) Da onde surgiu a ideia de criá-lo?
Costumo ir aos eventos no Rio, mas achava muito cansativo o deslocamento até o centro e sempre tive vontade que houvesse um na baixada. Cansada de esperar que alguém organizasse um e após ser convidada por uma autora para organizar uma sessão de autógrafos aqui na baixada, surgiu a oportunidade perfeita para a realização da primeira edição do LiteraBel.
3) De que forma o evento contribui para o âmbito cultural da baixada?
Muitas pessoas deixam de comprar um livro, pois quase não há livrarias na baixada e as que tem, acabam divulgando mais os livros estrangeiros. O LiteraBel é a oportunidade de apresentar ao leitor o melhor da literatura nacional e mostrar que os nossos autores são tão bons ou, até mesmo, melhores que muitos de fora. Essa aproximação incentiva o hábito da leitura.
4) Quais dificuldades você, enquanto idealizadora, enfrenta?
O mais difícil é conseguir apoio das editoras, pois não sou blogueira e não tenho parceria com nenhuma. Apesar de ser um difícil, não está sendo impossível, somente um pouco mais trabalhoso. Até a aceitação do público, que era o meu maior receio, foi surpreendente.
5) Deixe uma mensagem (ou convite) para os leitores.
Gostaria de agradecer a todos que já participaram de alguma maneira na realização desse sonho! Aos autores e leitores que fazem parte da família LIterabel, meus mais sinceros agradecimentos.Se você ainda não conhece o nosso projeto, vem passar uma tarde de festa conosco!
Segunda edição do LiteraBel dia 28/02, às 15h, na sede da Câmara Municipal de Belford Roxo.
Clique aqui para confirmar sua presença no evento.
Confira um pouquinho do que rolou na primeira edição:









Comentários