[PRIMEIRAS IMPRESSÕES] A PLAYLIST DE HAYDEN, MICHELLE FALKOFF
- Thati Machado
- 25 de mar. de 2015
- 3 min de leitura

Olá leitores do #NTC, como estão? Espero que animados tanto quanto eu! Hoje lhes trago as minhas primeiras impressões sobre o próximo lançamento da editora Novo Conceito, intitulado "A playlist de Hayden". Fiquei um pouco supresa quando, nessa semana, me deparei com os oito primeiros capítulos da obra à minha espera na caixa postal. Dentro da "provinha" havia uma breve explicação: "Não vamos pedir muita coisa: Leia. Você vai entender por que este livro mexe tanto com a gente." Recadinho misterioso, não acharam? Pois é, mas tem absolutamente tudo a ver com a história trazida pelo livro. Confiram a sinopse e em seguida as minhas impressões sobre o pouco que já li!
Sinopse: Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente.
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava.
A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.
xxxx
É através do ponto de vista de Sam que conhecemos essa história. Ele, um nerd, acaba de perder o seu melhor - e único - amigo: Hayden. E não pensem vocês que se trata de uma perda qualquer. Hayden se suicida e deixa para Sam uma playlist acompanhada de um bilhete: "Para Sam. Ouça. Você vai entender". Recadinho misterioso tal qual o que recebi da editora, não acham? Mas tanto Hayden quanto a Novo Conceito estavam certos sobre quererem que ouvíssemos e lêssemos essa história.
"Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."
Preciso confessar que: estou brava com a editora. Sim, estou. Porque agora me encontro num estágio aguçado de curiosidade. Quero saber quais acontecimentos levaram Hayden a um ato tão extremo e quero entender o porquê de cada música por ele escolhida.
O livro trata de assuntos densos com naturalidade. Gosto disso. Identifiquei-me com Hayden não apenas por conta do seu sobrepeso, mas por ele sentir nas costas o peso da cobrança dos outros. Sim, estamos falando de bullying. E não apenas por um único motivo. Hayden e Sam são tímidos, gostam de jogos, músicas, séries de tv... E bem, são um tanto quanto deslocados.
Ao início de cada capítulo conhecemos mais uma música deixada por Hayden para Sam. Adorei esse toque. Aventurei-me na playslist ao longo da leitura. Foi uma ótima combinação. O lançamento do livro está previsto para o dia 06/04 e eu já estou ansiosa para mergulhar na história!
"- É um RPG - expliquei. - Lá, ele podia ser quem ele quisesse. - Parece libertador. - "
Cada capítulo traz uma música ao início. Essas são as músicas dos oito primeiros.
How to disappear completely - Radiohead
Crown of love - Arcade Fire
Mad world - Tears for Fears/Gary Jules
Invisible - Skylar Grey
One - Metallica
Pumped up kicks - Foster the People
I don't want to grow up - Ramones
Diane young - Vampire Weekend

Comentarios