[COBERTURA] 10ª edição da FLIPOÇOS
- Thati Machado
- 7 de mai. de 2015
- 4 min de leitura

Olá leitores, como vocês estão? Espero que com a vida tão agitada quanto eu, rs. Quem me acompanha nas redes sociais, sabe que estive presente na última edição da Flipoços - Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. Queria compartilhar com vocês um pouco dessa experiência... Como estava lá como escritora, não pude aproveitar todas as atrações oferecidas pela feira, mas vivi muita coisa bacana por lá e espero que dê para vocês conhecerem um pouquinho mais sobre o evento!
Eu e a Aimee Oliveira participamos da feira do primeiro ao último dia. Conhecemos autores, leitores e blogueiros por lá. Nossos livros, "Ponte de cristal" e "Pela janela indiscreta", estavam com preços promocionais para que muitos leitores poços-caldense pudessem conhecer o nosso trabalho.

O evento começou no dia 25 de abril e contou com diversas palestras e atrações. O país homenageado foi Portugal, terra mãe de nossa língua. O primeiro dia contou com a presença de alguns escritores, entre eles Stella Maris Rezende, autora de "A mocinha do Mercado Central". A programação também tinha atrações musicais e de poesia. O patrono e homenageado da feira foi o Ziraldo, que participou do segundo dia de feira. Sempre tive grande admiração por ele, mas depois de recentes declarações, minha admiração se esvaiu e deu lugar à decepção. Para quem não sabe do que estou falando, clique aqui e confira (estou pensando se faço ou não um post sobre isso... O que vocês acham?).
Logo no início da feira mesmo, eu e a Aimee fomos filmadas e aparecemos ao vivo no EPTV - jornal da tarde da Rede Globo em Poços de Caldas. Nem preciso dizer que ficamos mega felizes, né?

No dia 27 de abril, o Marcelo Hipólito (nosso autor parceiro) falou sobre literatura fantástica no Espaço Hora da Prosa. Pude conferir apenas alguns minutinhos da sua palestra, pois precisei voltar correndo para o estande, rs. Foi uma pena não ter conseguido falar com ele, mas o pouco que vi da sua apresentação me agradou imensamente.

A criançada também teve vez no evento. No espaço Flipocinhos havia diversas atividades voltadas para os pequenos. Teatro, literatura, poesia, música... A diversão foi garantida!

Na quarta-feira, 29 de abril, a escritora de "Mocassins e All Stars", Clara Savelli, chegou para somar forças ao nosso time. Às 17h tivemos uma palestra ao lado das feras Martha Gabriel e José Luiz Goldfarb (professora de tecnologia e professor e curador do prêmio Jabuti, respectivamente). A palestra, que tinha previsão de 1h30 de duração, acabou durando 2h40. E o público ficou até o fim... Não podíamos nos sentir mais honradas.

Nesse mesmo dia a Clara levou alguns exemplares antecipados de "Com outros olhos" para a feira e não é que eles acabaram em dois dias? Isso é que é definição de autora feliz!
O dia 30 de abril contou com muita gente bacana na programação. Entre elas: Tássia Camargo, Janda Montenegro (que falou de seu novo livro, "Três dias para sempre" no espaço Hora da Prosa), Luís Serguilha.

Nesse mesmo dia, fui convidada a dar uma entrevista ao vivo para a Rádio CBN de Belo Horizonte. Falei um pouquinho sobre o mesmo tema da nossa palestra (o paradoxo da leitura na era das redes sociais) e convidei os ouvintes da rádio para as duas atrações mais cobiçadas por mim no dia seguinte: a palestra da monja Coen e o bate-papo com as autoras Thalita Rebouças e Babi Dewet (gente, falei o sobrenome dela certinho, viu, rs?). Se quiserem, podem conferir a a entrevista clicando aqui.

Como a feira estava super movimentada, não pude assistir nem um pedacinho da palestra da monja, mas no fim da tarde escapei para conhecer a Thalita e a Babi. Como ser escritora tem lá suas vantagens, estivemos com elas no camarim antes da palestra e ufa... Que experiência incrível! As duas são simpatia pura!!! Eu e a Clara aproveitamos a oportunidade para presentear a Thalita com nossas obras voltadas para o público infanto-juvenil. Vejam "Com outros olhos" e "Mocassins e All Stars" nas mãos dela.

Obviamente também garantimos autógrafos nos nossos exemplares de "360 dias de sucesso".
O dia 3 de maio foi marcado por muita poesia. Pedro Gabriel, autor dos livros "Eu me chamo Antônio" e "Segundo Eu me chamo Antônio", esteve presente. Infelizmente não pude conferir a palestra dele e tampouco garantir o meu exemplar autografado, pois como era o último dia de feira, havia muito movimento e o trabalho era intenso.
Eu voltei da feira um caco, literalmente. São nove horas de viagem do Rio a Poços de Caldas e durante os dez dias da feira nós ficamos por lá durante doze horas. Na última segunda-feira eu não era ninguém. Na verdade, ainda estou me recuperando, rs.
Ah, não podia deixar de mencionar que ao lado da Clara e da Aimee, eu saí no G1 :O E não é só isso... "Poder extra G" também ganhou destaque por lá. A matéria foi escrita pela jornalista Jéssica Albino e vocês podem conferi-la na íntegra aqui.
O evento contou com a presença de diversos autores independentes: Ant Lima, Aurora Ferreira, Cecília D'Antino, Elise Schiffer, Sandra Guimarães, Luis C. Araújo, Cida Varella, Léo Lrado, Kátia Pino, Lívia Fledler, Rosalina Carvalho, Vicente de Paula, Willer Geaquinto, Tokinho Carvalho, Nilda Mendes, Cecília Menezes e Maria Nicolau.
E ah... A bagunça também foi garantida.

Por conta do sucesso estrondoso dos livros de colorir, eu criei a frase "Não temos livros de colorir, mas temos histórias de todas as cores" e a Clara fez a arte da nossa plaquinha!

E como nada é perfeito... Nem sempre meu nome saiu do jeitinho que é.

Mas tudo bem... Algum dia todos hão de acertar, rs!!!!

Comments