[RESENHA] SONHOS COM DEUSES E MONSTROS, DE LAINI TAYLOR
- Thati Machado
- 13 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Título: Sonhos com Deuses e Montros
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580576375
Gênero: Ficção americana; fantasia
N° de páginas: 558
Sinopse: No esperado desfecho da série que conquistou milhares de fãs mundo afora, um inimigo maior une quimeras e serafins em uma batalha épica, e o amor tem enfim a chance de alcançar a redenção. Dois mundos se equilibram na iminência de uma terrível guerra. Na Terra, os humanos recebem com êxtase os anjos e seu imperador, que pretendem angariar armas para um combate maligno. Karou assumiu o controle da rebelião quimera e, ao menos na batalha contra o inimigo em comum, está, finalmente, ao lado de Akiva. É uma versão distorcida do tão antigo sonho dos dois, uma esperança de futuro para seus povos. E, talvez, para o amor que eles sentem renascer.
xxxx
Como começar a falar do desfecho de uma das trilogias que se tornou uma das suas favoritas? De uma autora que te pareceu tão brilhante, que você simplesmente passou a ler tudo o que ela escrevia?! Difícil, não acham? Mas mais difícil ainda é falar de um desfecho que... Bem, não supriu as suas expectativas. Foi exatamente isso que aconteceu com “Sonhos com Deuses e Monstros”.
A escrita da Laini continua sensacionalmente afiada. Ela abusa de metáforas e comparações,
enriquecendo as sentenças. E a história do último livro é maravilhosa... Porque a autora criou
um mundo muitíssimo complexo e intrincado. Tudo vai além da imaginação do leitor. Isso, sem
sombra de dúvidas, é algo louvável. Mas para mim, enquanto leitora apenas, a obra ficou
desgastante e confusa. O motivo? Apesar de ser narrado em terceira pessoa, cada capítulo mantém o foco em um núcleo. E nesse livro há mais de cinco núcleos. Os capítulos são intercalados, de modo a mostrar o que está acontecendo em um mesmo instante em vários lugares do mundo − na verdade, mais de um mundo.
Por conta disso, me senti perdida no decorrer das páginas. Esse vai e volta de um núcleo para outro me deixou zonza. O livro conta com 558 páginas, mas para vocês terem ideia, as quase primeiras 400 páginas são dedicadas a apenas sessenta horas de história. Sim, são mais de trezentas páginas para descrever e narrar os acontecimentos de menos de três dias.

Se eu achei a história sensacional? Sem dúvidas. Se Laini Taylor escreve de forma maravilhosa? Obviamente. Mas acho que ela não foi muito feliz na forma de nos contar todos esses pormenores. Eu levei um mês para ler o livro... E é claro que a minha falta de tempo colaborou, mas isso mostra que a história não me prendeu o suficiente. É só bem para o final que as coisas começam a ficar, de fato, empolgantes.
Ao fim, é claro que todos os núcleos se entrelaçam... Há uma relação entre todos eles, mas isso não significa que eu os queira conhecer mais a fundo. Não tenho dúvidas da mente criativa e genial da autora, mas acredito que “Sonhos com Deuses e Monstros” poderia ter sido um livro mais enxuto e compacto... E ela poderia, futuramente, criar spin-offs para todos esses núcleos que habitaram sua mente.
Alguém por aqui também já leu o livro? Ou pretende ler? Não deixem de compartilhar suas opiniões comigo ;)

Comments