[RESENHA] 11 CONTOS E 1 FÁBULA, BRUNA KARYNE
- Thati Machado
- 13 de jun. de 2015
- 3 min de leitura
Oi genteee :D Hoje é dia de resenha por aqui. O livro da vez se chama "11 contos e 1 fábula" e foi cedido em parceria com a escritora Bruna Karyne, a quem tive o prazer de receber no evento de aniversário no blog, realizado em abril na Livraria da Travessa.

Título: 11 contos e 1 fábula
Autora: Bruna Karyne
Editora: Livre Expressão
ISBN: 9788579845581
Gênero: Fábula; Conto
N° de páginas: 116
Sinopse: Uma miscelânea de narrativas psicológicas e atuais é a base de um livro que combina reflexões e dinamismo em um universo diatópico e juvenil. As frustrações e os sofrimentos da vida nos são mostrados em toda a sua realidade a partir de 11 histórias de anti-heróis corajosos que revogam, com bravura, o direito à felicidade e enfrentam de cabeça erguida as desventuras de um destino caprichoso e cruel. Da maternidade à infância, o amor à vida é exposto sob diferentes perspectivas: a força de um sonho, a persistência de uma amizade capaz de superar a distância ou o horror de uma inveja mortal. As decepções que tanto nos ultrajam ao longo da vida se materializam como uma verdade realmente perturbadora em uma coleção de histórias que criticam tanto a nossa indiferença em relação aos problemas do cotidiano, tão erroneamente considerados corriqueiros, quanto o nosso derrotismo e submissão frente à imponência de um futuro irremediavelmente imprevisível.
xxxx

Apesar do nome, o livro traz 11 contos, 2 crônicas e 1 fábula. Ela começou a escrever o livro quando tinha apenas 13 anos, mas em sua escrita já é perceptível a sensibilidade e maturidade da jovem autora.
Esse livro foi uma feliz surpresa para mim. Não costumo ler contos com tanta frequência, pois acho muito difícil sair de uma história e rapidamente mergulhar em outra, no entanto, a leitura desse livro fluiu muito bem e eu me envolvi em cada uma das histórias.
É difícil falar de cada conto isoladamente, mas posso assegurar que as histórias da Bruna podem agradar leitores dos mais variados gêneros.
"O silêncio domina a casa e a quietude passa a me assustar. Ela me assusta porque grita a verdade."
Alguns contos retraram histórias do cotidiano que poderiam ter acontecido em qualquer lugar, com qualquer pessoa. Outras, no entanto, trazem um pouco de fantasia e um universo completamente novo. Enquanto lia o livro, tive a sensação de estar sendo transportada para outra época, o que me agradou muito.
"Partia corações ao meio como quem parte um bolo."
"Era uma moça de poucas palavras, mas no pouco que falava já dizia tudo o que alguém não queria ouvir: dizia a verdade."
Eu gostei e me envolvi em cada uma das histórias, mas algumas se destacaram e acabaram se tornando as minhas preferidas: "Clara e Elisa" foi uma delas. "Anjo Negro", por sua vez, foi o meu preferido envolvendo algum tipo de fantasia e toque sobrenatural. Confesso que fiquei esperando por uma reviravolta no final, pois sou dessas que torce para os mocinhos desde o princípio.
"Só esqueço que o caminho mais rápido para a mágoa é abandonar os próprio sonhos, sem sequer tentar realizá-los."
A narrativa da Bruna é marcada por um tom melancólico que me agradou. Suas histórias são cheias de lição e representam o amor e suas contrariedades nas mais diversas relações.

A obra foi publicada pela editora Livre Expressão. A capa é bonita e exprime o conteúdo do livro muito bem. As folhas são brancas, mas não interfiriram muito na leitura. Mônica Oliveira assinou a revisão da obra e eu não identifiquei erros nela. As letras são grandes e permitem uma leitura confortável.
Contem-me se já conheciam a obra da Bruna e o que acharam da resenha. Agradeço a Bruna pela confiança e parceria. Espero que todos os leitores do NTC tenham a oportunidade de ler "11 contos e 2 fábula" algum dia!

Comentários