[RESENHA] MEU REFLEXO NÃO É VOCÊ, RIANNE ZABALETA
- Thati Machado
- 24 de ago. de 2015
- 3 min de leitura

Título: Meu reflexo não é você
Autora: Rianne Zabaleta
Editora: Chiado
ISBN: 978-989-51-0498-7
Género: Juvenil
Número de páginas: 196
Sinopse: O que fazer quando você se apaixona pelo alvo da sua irmã logo depois de chegar a uma cidade nova, onde não conhece nada nem ninguém? E quem não se apaixonaria por um garoto tão perfeito quanto ele? Elas são gêmeas idênticas, que de idênticas não tem nada.Camila e Fernanda passaram a viver separadas depois do divórcio dos pais; Camila no Rio de Janeiro, e Fernanda em Porto Alegre. Depois da decisão da mãe de fazer um curso no exterior, Camila vai para Porto Alegre começar uma vida nova dentro e fora de casa. Tem o desafio de recuperar os laços perdidos com a irmã, que tratou de mudar o visual e o estilo de vida quando se tornou “filha única”, e, sem saber das pretensões de Fernanda de conquistar o cobiçado Breno, Camila e ele se conhecem e se envolvem. A irmã, que se vê substituída aos poucos tanto na relação com o Breno quanto na popularidade entre os colegas, começa a fazer de tudo para prejudicar Camila, que só se destaca revolucionando os padrões da escola.Assim, a história segue em uma trama tipicamente adolescente, mas que não foge à realidade vivida por nossos jovens. Não tem como não se encantar e não pedir o segundo volume!
xxxx
Tive a oportunidade de conhecer a Rianne e um pouquinho mais do seu trabalho em um dos eventos da Raffa Fustagno. Posteriormente, quando o NTC comemorou seu primeiro ano de vida, eu organizei um evento e contatei nossas editoras parceiras para saber se elas gostariam de incluir algum de seus autores em nossa programação. A Chiado Editora indicou a Rianne e eu fiquei muito feliz por recebê-la. Além de linda, ela é uma simpatia só!
O evento foi suuuuper animado e lotou! Fiquei muito feliz com o feedback. A Rianne me enviou um exemplar da sua obra, apesar de saber que as minhas leituras estavam atrasadas e bem lentas. Fiquei feliz pelo voto de confiança!
Foi só no início de agosto que finalmente pude conhecer as gêmeas Camila e Fernanda. Seus pais se separaram quando as duas ainda eram muito novas. Camila ficou com a mãe no Rio de Janeiro, enquanto Fernanda foi morar com o pai em Porto Alegre. Quando a mãe das duas vai trabalhar no exterior por um período consideravelmente grande, Camila faz as malas e vai morar em Porto Alegre com o pai e a irmã. E bom, é aí que as coisas começam a se complicar.
"Elas são gêmeas idênticas, mas não podiam ser mais diferentes."
Camila simplesmente não reconhece mais sua irmã. Ela é recebida com hostilidade e muito pouco caso. A relação de afeto e cumplicidade que costumavam ter na infância, simplesmente não existe mais. E apesar de ser um péssimo exemplo, Fernanda é uma das garotas mais populares do colégio. Camila não entende como alguém que faz tanta besteira pode ser admirada e idolatrada daquela forma.
A coisa fica ainda pior quando Camila começa a gostar de Breno, paixonite de sua irmã. Breno e Fernanda são do mesmo grupo de amigos. Quando ela começa a aprontar para sua irmã recém-chegada, Breno não acredita nisso e acha que Camila está com algum complexo de perseguição. Quis bater no Breno em alguns desses momentos. E também na Camila, que é muito boazinha com Fernanda. Depois de umas e outras pra cima dela, eu esperava que Camila revidasse ou reagisse de alguma forma, mas na maior parte do tempo ela é uma menina exemplar.
O livro retrata o universo adolescente, pelo qual todo mundo já passou, está passando ou ainda vai passar. Senti-me tragada para os meus dezesseis anos novamente. Torci, vibrei e me envolvi muito com a trama. Quis matar a Rianne por me fazer esperar mais de 192 páginas pelo tão ansiado beijo. Quando ele finalmente aconteceu, quis soltar fogos de artifício.

O livro foi publicado pela Chiado Editora, de Portugal. O papel é amarelado, o que permite uma leitura com maior fluidez. A diagramação é simples, mas eficiente. O livro merece uma nova revisão. Por se tratar de uma editora portuguesa, acredito que seria interessante ter um revisor brasileiro para ajudar a melhorar ainda mais o trabalho da autora. Ao fim da história, nos deparamos com "cenas do próximo livro". Nessa nova aventura, é Fernanda quem faz as malas e vai para o Rio de Janeiro morar com a mãe. Se eu estou curiosa? Vocês nem imaginam o quanto!

Comments