[RESENHA] NÃO PARE!, FML PEPPER
- Thati Machado
- 10 de set. de 2015
- 4 min de leitura

Título: Não pare!
Editora: Valentina
ISBN: 978-85-65859-66-0
Gênero: Young Adult; suspense e romance
Número de páginas: 277
Sinopse: Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas. E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho! Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?Seria a Morte sua companheira para toda a vida? É chegada a hora da verdade.
xxxx
Para mim, nada na vida acontece por acaso. Há muito queria ter lido "Não pare!", antes mesmo da obra ser publicada pela editora Valentina. Na blogosfera, só lia maravilhas a respeito da obra. Quando soube que o livro seria publicado também no formato impresso, resolvi aguardar. No dia do lançamento da Pepper que ocorreu aqui no Rio, eu estava participando como escritora em outro evento e não pude prestigiá-la. Depois disso protelei a compra porque estava sem grana com todos os preparativos da bienal e da minha viagem que acontecerá logo em seguida.
Foi numa terça-feira em uma pequena livraria aqui de Niterói que eu vi o livro e fiquei babando meia hora em cima dele. Eu havia ido até a livraria para receber o meu pagamento, mas já estava cogitando voltar com um livro novo para casa. Minha mãe, que me acompanha, viu meus olhinhos brilhando diante da obra e resolveu comprá-la de presente para mim. Vibrei de alegria no mesmo segundo!
Comecei a ler o livro e fiquei encantada por tudod nele. A escrita da Pepper é maravilhosa e fluiu sem que eu percebesse. Dois dias depois de ter iniciado a leitura de "Não pare!", recebi um e-mail do jornal O Globo, me convidando para fotografar ao lado de outras escritoras para uma matéria sobre Niterói na Bienal. E adivinhem quem mais estava nesse e-mail? Sim, a Pepper! Eu quase surtei. Aquilo não podia ser coincidência.

No dia da foto, levei meu exemplar de "Não pare!" na bolsa e antes de começarmos pedi que a escritora autografasse o meu livro. Fiquei radiante e voltei para casa com ainda mais vontade de descobrir e desvendar a história da Nina. Sem contar que a Pepper é uma simpatia só, gente. Sempre sorrindo e de bem com a vida! Alguns dias depois voltei a encontrá-la em outra sessão de fotos, desa vez para o jornal "O Fluminense". Ela disse que estava ansiosa pelo lançamento de "Não olhe!" e eu nem precisei dizer que me sentia do mesmo jeito.
A história é simplesmente incrível. Com a narrativa em primeira pessoa, consegui me identificar muito com a Nina e me colocar no lugar dela. Suas frustações com a mãe e a vida que elas levam é totalmente compreensível. Nina parece ter um azar desgraçado a princípio e acredita que sua mãe surta de vez em sempre por causa disso. Mas há muito mais na história que precisamos descobrir ao longo das páginas. Stela, sua mãe, parece ser a única capaz de fornecer respostas. Mas, infelizmente, ela perde essa oportunidade. Cabe a Nina descobrir e desvendar tudo sozinha.
Quando dois rapazes muito bonitos surgem na vida e na escola da personagem, é ÓBVIO que eu shippo o casal errado. Penso: "ah, mas o Kevin é tão bonzinho e faz você se sentir bem... Richard só lhe causa mal estar, fuja dele!" Fui enganada pelas primeiras impressões, confesso. Ao longo das páginas me peguei extremamente dividida em sobre outras questões e personagens também.
Em "Não pare!" somos apresentados a outras dimensões. Parece existir um universo paralelo que simplesmente desconhecemos e que é governado sob suas próprias regras. Achei fascinante e totalmente original.
Apesar de ter amado Nina e Richard como casal, confesso que John também roubou a cena e ganhou um espaço especial no meu coração. Queria muito encontrá-lo nos próximos livros da saga e fiquei arrasada com o desfecho que a autora deu a ele.
"Para se sentir vivo, você entregaria sua vida nas mãos da morte?"
A escrita da Pepper é fluida e eletrizante. É quase impossível fechar o livro e esperar pelo próximo momento de leitura. Tive vontade de devorar o livro inteiro de uma só vez. Richar, que a princípio me assustou, acabou ganhando meu coração ao longo da trama. Apesar de ser extremamente inconstante, consegui me colocar no seu lugar e sentir sua dúvida e angústia. É perfeitamente normal temer o desconhecido; aquilo que achamos ser impossível.

O trabalho da Velntina está excelente!!! A diagramação é ótima, permite uma leitura ágil sem interrupções. Não sei se dá para ver, mas o rosto da Nina aparece ao início de capa capítulo. Não encontrei erros de revisão, o que é algo muito positivo. A capa está bem bonita também. Mantém o conceito do livro digital lançado na Amazon de forma independente, mas de um jeito melhorado. Em cada pedaço do livro é possível identificar o cuidado da editora com a produção dele.
Estou ansiosíssima para o segundo volume da série. E, como fiquei mal acostumada, quero autógrafo nele também, rs!!!

Comentários