top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[FILMES] QUE HORAS ELA VOLTA?

  • Thati Machado
  • 10 de jan. de 2016
  • 3 min de leitura

Olá, sejam bem-vindos de volta ao NTC! Esse é o primeiro post de 2016 sobre filmes... E, por se tratar de um filme nacional, tem um significado todo especial. Certa vez, nos bons tempos da CAL, onde eu cursava Artes Cênicas, conheci uma mulher um tanto... Severa. Seus métodos de ensino não me agradavam nem um pouco, mas preciso confessar que aprendi algumas coisas importantes com ela. Uma dessas coisas? Achar um filme "legal ou chato" realmente não importa. O que importa, de fato, é a qualidade da obra e a transformação que ela provoca em você. Com isso em mente, resolvi assistir "Que horas ela volta?", filme estrelado pela Regina Casé. A surpresa foi muito grata e é por isso que estou compartilhando-a com vocês.


Lançamento: 27 de agosto de 2015 (1h51min)

Dirigido por: Anna Muylaert

Com: Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas, Karine Teles, Lourenço Mutarelli, Helena Albergaria, Luis Miranda e Theo Werneck.

Gênero: Drama

Nacionalidade: Brasil


Confesso que, a princípio, não dei muita bola para a produção... Não conseguia imaginar de que forma a Regina Casé poderia estar tão incrível como a Val (sua personagem), como todos falavam. Então resolvi assistir ao filme e me arrependi de não ter feito isso antes.


"Que horas ela volta?" conta a história da Val, uma pernambucana que vai para São Paulo trabalhar como empregada doméstica de uma família de classe alta, composta por um casal e um único filho, Fabinho. Com os pais trabalhando muito, Val cria Fabinho como se ele fosse seu próprio filho. Os dois desenvolvem uma relação muito bonita, que é passada de forma sutil ao longo da trama. Os patrões consideram Val como "da família", mas algumas abordagens mostram exatamente o contrário. A empregada, que sempre levou o filho dos patrões para a piscina, por exemplo, nunca teve a oportunidade de mergulhar com o menino. Mesmo com uma enorme e elegante casa, a empregada mora em um quartinho apertado perto da cozinha.


Quando Jéssica, sua filha deixada em Pernambuco para ser criada pelo avô, resolve ir para São Paulo prestar vestibular, é nesse quartinho que ela deverá ficar. Acontece que a jovem é pega de surpresa. E quando ela se depara com a condição de vida da família rica dos patrões de sua mãe, não entende o motivo de lhe ser oferecido tão pouco. E é a partir daí que o equilíbrio da família paulistana começa a desmoronar.


Eu poderia recomendar o filme a vocês pelo simples fato de tê-lo adorado. Mas, como já aprendi, não é realmente isso o que importa. Por isso, listo outros motivos para essa produção ser assistida.


A relação entre Val (empregada) e Fabinho (filho dos patrões) é de uma sutileza sem tamanho. Regina Casé está brilhante e muito convincente como Val. É impossível olhar para ela e pensar na apresentadora do "Esquenta", pois Regina faz com que Val seja uma pessoa crível, que poderia, facilmente, conviver conosco ou bem perto. Além disso, achei a direção de fotografia do filme maravilhosa. O corredor que abriga os quartos da enorme casa, é mostrado de um jeito solitário e distante... Essas sensações realmente pegam os espectadores de jeito. Michel Joelsas e Camila Márdila, que interpretam Fabinho e Jéssica, respectivamente, trabalham bem e supreendem, apesar de serem estreantes.


E, aqui vai o motivo mais importante para mim: esse é o tipo de filme que te faz pensar; que te faz debater e repensar alguns "lugares comuns". É como a minha professora certa vez me disse: tanto faz se você vai gostar ou não, mas esse filme te fará pensar e é isso que realmente importa.


"Que horas ela volta?", que teve seu lançamento há apenas cinco meses, será exibido na TV aberta pela Rede Globo, na próxima segunda-feira, dia 11/01. A exibição antecipada se deve ao fato da produção ter superado todas as expectativas... E também por se tratar de uma coprodução da própria Globo. O filme já foi muito premiado e, ao meu ver, deveria ter sido indicado ao Oscar, mas acabou ficando de fora.



 
 
 

Comentários


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page