[RESENHA] PARA CONTINUAR, FELIPE COLBERT
- Thati Machado
- 21 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Para Continuar
Editora: Novo Conceito (selo Novas Páginas)
ISBN: 978-85-8163-795-2
Gênero: Romance; ficção brasileira.
Número de páginas: 221
“Para continuar” é o segundo livro do Felipe Colbert publicado pela Novo Conceito. Conta a história de Leonardo César, um jovem paulistano de 20 anos com um “coração defeituoso”. Trata-se de uma doença cardíaca de nome difícil, que impõe algumas restrições a Leo. Ele tem um melhor amigo, Penken; dois pais zelosos e preocupados; uma ex-namorada gente boa, Malu. É no metrô, a caminho da faculdade, que ele conhece Ayako. Uma jovem oriental capaz de dar um brilho à sua limitada (e talvez até tediosa) vida. Ela trabalha numa loja de luminárias na Liberdade, com seu ojiisan (avô em japonês) e Ho, um jovem com problemas mentais que não sabemos ao certo.
Leonardo é bem stalker no início, e se estivéssemos falando do Raphael Montes, eu com certeza ficaria apreensiva desde a primeira página. Não é o caso aqui. O protagonista é realmente um cara como qualquer outro. Ele se apaixona por Ayako logo de cara, que, felizmente, também se apaixona por ele. Mas tem Ho, que também é apaixonado por Ayako e lidar com ele pode ser bastante complicado, considerando suas limitações. Além desse inusitado triângulo amoroso, “Para Continuar” também tem um pouco de mistério e magia em relação ao porão da loja de luminárias. Algumas outras tensões surgem ao longo da trama, mas deixo isso por conta de vocês!
"Quando finalmente adormeço, recarrego minha esperança no mundo dos sonhos e busco nele a coragem que me falta para encarar o mundo dos vivos."
Felipe tem uma boa escrita... Limpa, fluida e acessível. Esse, para mim, é o ponto mais positivo da trama. Sua forma de escrever também é intimista... Tive a sensação de que a história de Leonardo me estava sendo contada por um amigo ou coisa assim. Gostei muito da capa... É bonita, delicada, única e ao mesmo tempo comercial. A diagramação está ótima. As lanternas no início de cada capítulo são um charme extra! Os personagens são bons também... Os meus preferidos foram, sem dúvidas, os pais do protagonista, que vivem um relacionamento muito bonito, apesar da preocupação com o filho e dos obstáculos que encontram pelo caminho. Contrariando alguns, também gostei da Malu... Foi empatia imediata e eu me peguei torcendo por ela ao longo das páginas.

“Para Continuar” é um romance do dia a dia, que pode acontecer com qualquer um de nós quando menos esperamos. É bonito, delicado e traz consigo um agradável toque de magia. É ideal para quem procura uma leitura capaz de tornar o cotidiano ainda mais leve e romântico.

Comments