top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[RESENHA] DULCE AMARGO, LEMBRANÇAS DE UMA ADOLESCENTE - DULCE MARÍA

  • Thati Machado
  • 28 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Sou da geração RBD. Dito isto, é com enorme felicidade que inicio a resenha de hoje. “Dulce Amargo” é muito mais que um livro para mim. Trata-se da expressão íntima de uma mulher que admiro e amo muito. Nos tempos áureos da banda e da novela, “Dulce Amargo” foi lançado em diversos países, incluindo o Brasil. O livro era encontrado nas bancas de jornal de todo o país. Não hesitei em garantir o meu, é claro, mas garanti a edição original, em espanhol. Os textos da jovem cantora e atriz me impressionaram, afinal, ela os havia escrito muito nova e, com palavras simples, compartilhava seu lado doce, mas também seu lado amargo. Quando soube que a Universo dos Livros lançaria uma nova edição, não pensei e garanti o meu na pré-venda. E há muitas coisas positivas a destacar.


"Se alguma vez te fiz sofrer, não foi por mim. Tenho uma ideia ruim do amor e não era por você."


Muitos textos continuam o mesmo, é verdade. O fato de ter lido anteriormente em espanhol e, agora, em português, também causou certo estranhamento no início. Mas logo me adaptei e a leitura fluiu sem problemas. Fiquei nostálgica, confesso, e tive a sensação de estar lendo o diário (não tão secreto) de alguém que, por muito tempo, era inacessível para mim. Há alguns textos inéditos também, o que é uma ótima desculpa para se ter duas edições de uma mesma obra (caso você, ao contrário de mim, realmente precise de desculpas, rs).


Nesse livro, Dulce expõe os altos e baixos da adolescência... É impossível não se identificar. Há os textos alegres, positivos, cheios de vida e amor, mas há também aqueles mais densos, repletos de dúvidas, incertezas e dor. Encontramos alguns de seus desenhos no decorrer das páginas, o que aumentou a sensação de estar lendo algo íntimo e pessoal. A diagramação ficou muito bonita e eu gostei muito do resultado. Além disso, ao fim da obra nos deparamos com depoimentos dos leitores ao redor do mundo... Adorei esse pequeno detalhe. Encontrei alguns leitores do Brasil por lá, o que também é ótimo. Afinal, aqui é um dos países com maior concentração de fãs.

"E é de se admirar que, com tanta dor, sua luz não tenha se apagado... Doce ironia e que quem mais a faz sofrer é quem a faz brilhar."


A contracapa do livro ficou muito bonita e, minha única crítica (construtiva, é claro) é referente a capa, onde há uma foto bem bonita da Dulce. O photoshop, no entanto, não foi usado de forma sábia. As bochechas da jovem cantora e atriz ficaram “sugadas”, o que evidencia o mau uso de algumas ferramentas de retoque. Talvez esse detalhe possa ser melhorado na reimpressão. Fora isso, tudo está incrível e eu recomendo aos fãs e aos que ainda não a conhecem (nunca é tarde para conhecer uma artista tão sensível, atenciosa e talentosa).



 
 
 

Comments


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page