[RESENHA] VINGANÇA MORTAL, RAQUEL MACHADO
- Larissa Pez
- 6 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Primeira resenha do ano, cumprindo minha agenda de 2015. Quem nunca? A boa notícia é que a lista está finalmente andando, embora prefira não fazer previsão sobre prazos. Basta dizer que o presente livro foi lido em poucas horas e cruzar os dedos para não diminuir o ritmo (ou apelar para as forças místicas, talvez Iemanjá ainda esteja aceitando oferendas).
Título: Vingança Mortal

Autora: Raquel Machado
Editora: Amazon / Clube dos Autores
ISBN: 1495987795
Número de páginas: 117
Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
“O que eu ganho se eu sair inteiro dessa, Brenda?”
Suspense é, disparado, meu gênero favorito em todos os ramos da arte. Qualquer coisa que envolva crimes, assassinatos e afins me desperta o interesse. Não é a toa que Maxwell's Silver Hammer e sua baladinha psicopata têm um lugar especial na minha playlist. Mas isso me torna muito crítica em relação ao assunto e não poderia ser diferente com o material que recebemos dos nossos parceiros.
Demorei para engatar na leitura desse livro, começando e interrompendo várias vezes nos últimos meses. A capa é pouco atrativa. Não conheço outras publicações da Amazon, mas senti falta das informações de praxe na lombada e orelhas, inexistentes no que acredito ser uma edição econômica. Em futuras tiragens, sugeriria algumas alterações para torná-lo mais comercial. Embora o bom senso censure pré julgamentos estéticos, a apresentação é essencial à publicidade e, nesse caso, não foi muito positiva.
Superada a primeira impressão, resolvi dar uma chance à história, esperando me surpreender com a escrita e o enredo construído pela autora. Infelizmente, não foi o que aconteceu. Me deparei com uma narrativa rasa e corrida, personagens estereotipados e, em algumas ocasiões, pouca coerência. Brenda faz parte de um grupo improvável de amigos, formando quatro casais subdivididos entre “os populares”, “os certinhos”, “os festeiros” e “os renegados”. Intercalando o passado e o presente para desvendar a morte de Nicole, a protagonista se mostra extremamente ingênua, como uma sobrevivente de filme de terror.
As incoerências ficam por parte de alguns saltos cognitivos e determinados fatos que não posso especificar sem correr o risco de soltar spoiler, mas são fruto de um desenvolvimento insuficiente e pouca atenção aos detalhes. O curto número de páginas certamente prejudicou o que poderia ter sido uma boa história, falhando em promover o clima de mistério característico do gênero. Na verdade, esses fatores acabaram por dar certa previsibilidade ao enredo. Não houve o elemento surpresa.
Apesar disso, é um livro de leitura rápida e fácil. Como disse, levei poucas horas para concluir, em parte devido à diagramação – não recorri aos meus óculos, em parte ao estilo de escrita da autora – direto e com muitos diálogos. Nesse ponto, no entanto, preciso destacar os erros de revisão, que não são poucos e enfraquecem a obra. Sempre me preocupo com o público, sobretudo o mais jovem, cujo vocabulário deveria ser enriquecido e acaba sofrendo com esse tipo de desatenção. É uma pena.
Para estreia, revela um potencial da autora que precisa ser mais trabalhado. É difícil criar um suspense bem articulado, capaz de despistar o leitor, mas Raquel conseguiu superar o maior obstáculo e esboçar uma boa premissa. O resto pode ser corrigido e aperfeiçoado. Enquanto isso, que tal ler e compartilhar suas próprias conclusões?
Comentários