[COBERTURA] 18° Evento da Menina que Comprava Livros, RJ.
- Gabriel Sidney
- 3 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Aconteceu no último sábado (30/01) o 18° Evento da Menina que Comprava Livros, o primeiro evento do blog no ano que marcou o início de um novo modelo que conta com apenas três autores distribuídos em três blocos com trinta minutos cada. O primeiro evento desse modelo contou com a Mel Cavichini, autora do livro “O Caso XXI”, a Mariza Gualana, autora do livro “Royale com Queijo – Gastronomia no Cinema” e com o autor Fernando Moreira, autor do livro “Baseado em Fatos Reais” e fundador do blog “Page not Found”.

Créditos das imagens: Raffa Fustagno
Logo no início do evento teve dois sorteios de dois kits que a Intrínseca enviou do livro “Vida e Morte”, novo livro da autora Stephanie Meyer. Eu fui um dos sorteados e acabei levando uma sacola, marcador, bottons, chaveiro, uma camisa e o livro! Eu acertei a pergunta baseada no blog, assim como a outra ganhadora do kit.

E logo após os sorteios começou o primeiro bloco do evento, que contou com a autora Mel Cavichin. No início do bate-papo a autora contou um pouco sobre o seu livro “O Caso XXI” e o que o diferencia dos outros livros que falam sobre alienígenas. O que me deixou bastante surpreso foi a premissa do livro que fugiu um pouco do comum no gênero, que conta com alienígenas que querem destruir a terra. Fiquei bastante curioso para conhecer a história.
A autora também explicou o motivo de ter selecionado o Brasil como pano de fundo para a sua trama e rendeu algumas risadas quando a Raffa fez perguntas à ela como “filme“, “uma vontade”, “livro” etc. Assim que o primeiro bloco chegou ao fim veio o primeiro sorteio da tarde que constituiu numa pergunta: “Qual famosa atriz tinha apenas 4 anos quando fez parte do elenco de E.T – Um Extra Terrestre.?” A resposta era a atriz Drew Barrymore.
O segundo bloco contou a participação da autora Mariza Gualana que falou sobre o seu livro “Royale com Queijo”, publicado pela editora Valentina, e sobre as suas publicações anteriores e afirmou que um de seus livros seria publicado novamente pela mesma editora, em uma nova edição. O papo rendeu o momento mais cinéfilo do evento, onde falamos sobre os filmes tanto novos quanto antigos, frases memoráveis do cinema, e sobre a má distribuição de alguns filmes estrangeiros diante do grande circuito cinematográfico no Brasil.

Durante a conversa também falamos de alguns injustiçados do Oscar como, por exemplo, o exemplo clássico do cinema: Leonardo DiCaprio que até hoje não ganhou uma estatueta dourada para chamar de sua, mas tem altas chances de levar uma para casa no Oscar 2016 pelo filme (bastante elogiado por sinal) “O Regresso” que ainda estreará nos cinemas brasileiros.
E a brincadeira que veio após o bate-papo não fugiu muito do tema do livro: cinema. A brincadeira consistia em dizer de qual filme era a frase que aparecia na tela. Alguns filmes como “O Poderoso Chefão”, “Coração Valente” e “Tropa de Elite” foram citados. Eu ganhei outro livro durante a brincadeira, mas não acertei a frase que pertencia ao filme “Casablanca”.
Depois da brincadeira bastante descontraída e o segundo bloco que rendeu um papo bastante divertido, veio o terceiro bloco que contou com a participação do autor Fernando Moreira, que contou um pouco sobre o seu livro “Baseado em Fatos Reais” e do seu blog que vai completar dez anos no ar, o “Page not Found”. Ele alega que o livro pode ser considerado uma continuação dos fatos que apresenta no seu blog.
Ele disse também que no início do blog se incomodava com alguns comentários negativos e fez uma comparação dizendo que na época que o blog entrou no ar, os comentários precisavam ser aprovados para serem publicados, e com isso ele aprovava apenas quinze de cem, pois a muitos eram negativos. O papo acabou rendendo um assunto bastante discutido ultimamente que é a publicação dos livros de Youtubers por editoras grandes que cada vez estão tomando as livrarias.
A última brincadeira do evento começou logo após o fim do terceiro bloco. Era uma brincadeira de verdade ou mentira, uma notícia surgia na tela e o sorteado precisava dizer se era verdade ou mentira. Todos acertaram e ganharam prêmios.

No fim o evento foi maravilhoso, adorei o novo modelo de evento da Menina que Comprava Livros, ganhei muitos prêmios, saí de lá com dois livros, vários marcadores, bottons etc. E já estou morrendo de ansiedade para o segundo evento do ano que acontecerá no dia 20 de fevereiro e contará com a participação (apenas) da autora Chris Melo, que falará sobre o seu mais novo lançamento “Sob a Luz dos Seus Olhos” publicado pela editora Rocco através do selo Fábrica 231. Vem dia 20! <3

Commentaires