[RESENHA] Histórias Liliputianas, Édson Rossatto
- Gabriel Sidney
- 18 de fev. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Histórias Liliputianas - Antologia de Microcontos
Autor: Édson Rossatto
Editora: Andross
ISBN: 978-85-99267-44-8
Gênero: Antologia (contos)
Páginas: 96
Olá leitores! Tudo bom? Estou aqui novamente para trazer a resenha da antologia “Histórias Liliputianas” organizada pelo autor Édson Rossatto e publicado pela Editora Andross. O livro é composto por mais de trinta microcontos. O livro é bem fininho, mas bastante interessante. Não há muito o que falar sobre o livro, até porque se trata de histórias bem pequenas e qualquer descuido pode revelar algum spoiler. Como a própria sinopse do livro deixa explícito, cada microconto possui menos de mil caracteres contando os espaços, o que é equivalente a dois parágrafos dessa resenha.
Eu já tinha ouvido falar sobre os microcontos através do livro “Sr. Daniels”. Quem leu sabe que eles são citados e, no mesmo livro, tem também uma frase de Ernest Hemingway, autor de minicontos (também chamados assim) que era: “Vende-se um par de de sapatos de bebê. Nunca usados.”. Na época que eu li o livro, esse miniconto me chamou bastante atenção. E quando recebi esse livro fiquei bastante curioso por se tratar de um tema que eu já tinha ouvido falar e já nutria uma ansiedade para conhecer.
Mas no fim da leitura eu acabei me decepcionando um pouco com o livro, pois as minhas expectativas no início estavam bastante altas. Tive dificuldade de entender alguns minicontos, e os que eu entendia não sabia ao certo se a minha interpretação estava certa. Eu precisei ler várias vezes alguns e mesmo assim não consegui interpretá-los.
Alguns se destacaram de forma positiva como “Sr. Coelho pensou em sair da toca, mas...” (esse é o título), “Sobre as águas”, “Amore”. Eles acabaram deixando a leitura mais tranquila e prazerosa.
O material do livro é bastante simples. A diagramação é bem confortável e as páginas são brancas, o que eu particularmente, não gosto, mas não dificultou a leitura em nenhum momento. A revisão está boa e não encontrei nenhum erro de ortografia durante a leitura. A capa é bonita, mas também não seria um livro que eu compraria pela capa.
No fim, o resultado é bem mediano, mas que foi uma ótima surpresa, pois eu não esperava uma antologia que fosse apenas de minicontos, algo que eu estava querendo conhecer. Por mais que alguns minicontos deixem muito a desejar, é inevitável o fato de eles causarem reflexão. Como a própria sinopse diz: cada história que ler serão os sessenta segundos mais interessantes da sua semana.
Nota: 3/5

Comentarios