[RESENHA] A MATÉRIA DOS SONHOS, VALÉRIA MARTINS
- Gabriel Sidney
- 25 de fev. de 2016
- 3 min de leitura
Título: A matéria dos sonhos
Autora: Valéria Martins
Editora: Jaguatirica
ISBN: 9788566605945
Gênero: Romance
Páginas: 290

Olá leitores! Tudo bom? Hoje eu vou falar sobre o livro “A Matéria dos Sonhos” da autora nacional Valéria Martins.
No livro conhecemos a personagem Mariana, que está prestes a se casar com o tal esperado marido dos sonhos, Gustavo, que tem quase toda a sua vida monitorada pela mídia, pois é filho do dono (e sucessor) de uma empresa bastante rica e famosa. Assim espera o seu pai.
No início somos apresentados aos preparativos do casamento, que é o mais esperado pela mídia, por sua grandeza e impecável organização feita por profissionais que entendem do assunto. Entendemos também como o casal principal se conheceu. O pai de Mariana já dizia que o casamento com Gustavo não seria duradouro e não aprovava, mas Mariana, cega, apostou todas as suas fichas no amor. E se decepcionou.
O tão sonhado dia do casamento não chega, pois Mariana recebeu a notícia de que Gustavo não ia mais casar, pois a estava traindo com outra mulher e a abandonou alegando que a amava mais do que a Mariana. Mariana, então, começa a sofrer com as notícias do cancelamento do casório nos principais jornais e revistas de fofoca e começa a entrar em depressão aos poucos.
Mas, a pedido do irmão, que queria que sua irmã ficasse bem e fosse feliz mesmo após o abandono de Gustavo, Mariana decide viajar para a Chapada da Diamantina, na Bahia, e com a ajuda dele, consegue contratar um serviço de turismo para acompanhá-la e mostrá-la as maravilhas do local. Mariana vê a viagem como algo entediante, mas percebe que será uma forma de esquecer o relacionamento que tinha com o Gustavo e seguir em frente.
Mas será que ela conseguirá finalmente esquecê-lo e começar a andar com as próprias pernas? Descubra lendo o livro!
“A Matéria dos Sonhos”, que tem esse título lindo (<3), é um romance bastante leve, ótimo para quem está procurando uma leitura simples e divertida. Trata-se de uma leitura rápida... Dá para ler em uma tarde de chuva; nos faz sonhar e refletir sobre o real significado da palavra vida.
A narrativa da autora é bastante detalhada, nos dá uma visão bem ampla da história e nos surpreende com descrições bastante claras. A obra fez com que eu me sentisse vivendo o momento junto com os personagens. Mariana no início não me agradou. Para mim ela era muito mimada e não convenceu, mas a cada página eu percebi certo amadurecimento da personagem e a partir da metade ela deixou de ser uma protagonista chata.
Eu adorei as cenas com a Claudia, amiga bem maluquinha (como a sinopse descreve) que ela começa a conhecer melhor na viagem. E o mais legal é que a autora ao mesmo tempo que conta a história da Mariana, conta também a da Claudia, então há um desenvolvimento bastante interessante. Claudia não é apenas uma personagem coadjuvante que não acrescenta em nada para a história.
Eu só acho que o relacionamento da Mariana com o guia turístico Alex, com quem ela se envolve durante o período que passa na Chapa, poderia ter sido um pouco mais aprofundado. A história deles foi bastante simples e nada que realmente chamasse a atenção no livro. E eu me decepcionei um pouco com o final; esperava um pouco mais. Foi corrido, como se a autora tivesse pressa em terminar.
Mas o livro em si fornece uma leitura bastante gostosa e divertida que vai encantar qualquer apaixonado por romance. Ela serve também para reforçar o famoso ditado que diz que os momentos ruins são passageiros e que devemos sempre aprender com eles para que nunca mais se repitam. Recomendo!
Nota: 3,5/5

Comments