[RESENHA] A CRUZ DE ZETA, FÁTIMA VENCESLAU
- Gabriel Sidney
- 26 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Título: A cruz de zeta
Autora: Fátima Venceslau
Editora: Ases da literatura
Gênero: Aventura / Romance / Infantojuvenil
Páginas: 173

Olá leitores!!! Como vão? Hoje eu vim falar um pouco sobre um romance com toques de fantasia e ficção científica: A Cruz de Zeta, da autora brasileira Fátima Venceslau, que foi publicado pela editora Ases da Literatura.
No livro conhecemos a história de Júlia, uma adolescente de 17 anos que cursa o ensino médio e mora no Rio de Janeiro. Numa viagem para Petrópolis com a família, ela conhece um garoto que começa a perseguir no primeiro dia. Por causa da força do destino eles logo se esbarram e se conhecessem.
Logo no início, Júlia admite que sente uma atração inexplicável por Marcos, como se ele tivesse sido feito para ela, como se os dois completassem um só. Mas o que ela não imaginava é que sua vida mudaria para sempre depois de uma revelação. Marcos não é terrestre e sim um alienígena do tipo nórdico: olhos azuis, pele clara, cabelos loiros; e talvez esses fatores sejam os responsáveis por enlouquecer qualquer garota por onde ele passa.
E como se sua vida não tivesse sido abalada o suficiente após a revelação, Júlia começa a descobrir que estava envolta por vários segredos sobre os seus pais e sobre si mesma. E para piorar, uma raça de alienígenas inimiga dos Nórdicos fará com que o Planeta Terra seja palco de sua guerra contra a outra espécie, as duas lutando por um mesmo motivo: os recursos escassos em seus respectivos planetas, que a Terra possui em abundância. Descubra os mistérios da Júlia e seu namorado alienígena lendo esse livro!
A história torna-se interessante logo no início, quando temos o Rio de Janeiro como palco para os acontecimentos da trama, principalmente Petrópolis, onde acontecem muitas cenas; a descrição da autora torna a sensação da leitura ainda mais poderosa. Há muita harmonia na narrativa da Fátima e na maneira como ela conduz a história. Nada no livro está incerto ou duvidoso, tudo é completo e bem explicado. A trama deixa um pouquinho a desejar, talvez por apelar um pouco para os estereótipos desse tipo de romance, onde a mocinha se apaixona por um ser sobrenatural. “A Cruz de Zeta” não traz características além das que a gente já viu em outros livros, mas mesmo assim, não deixa de ter um brilho especial.

Acho que a autora podia ter explorado mais algumas coisas, como um acontecimento da história que eu não posso revelar (alerta de spoiler!), mas senti que poderia ter sido aprofundando, tornando a história ainda mais interessante. Além do fato de haver a possibilidade de explorar as duas raças, achei que faltou alguma coisa sobre as respectivas culturas. Acredito que nos próximos livros esse assunto seja aprofundado.
A edição está bem bonita, a capa não chama muito atenção à primeira vista, mas aos poucos percebemos detalhes que são importantes para a história conforme a leitura vai fluindo. A diagramação está linda, com vários detalhes nas páginas e as letras estão em um tamanho bom, além dos capítulos serem curtos.
“A Cruz de Zeta” não se torna uma decepção, muito pelo contrário, é um ótimo entretenimento para quem está com saudade de romances desse gênero, principalmente para os fanáticos!
Nota: 3,5/5

Comments