[COBERTURA] FLIPOÇOS 2016 + COMUM A 2
- Thati Machado
- 10 de mai. de 2016
- 3 min de leitura

No ano passado, estive na Flipoços pela primeira vez. Tratava-se da décima edição do evento (confira o que rolou clicando aqui). Fiquei encantada pela cidade, pelos leitores, pelos comunicadores, pela organização... Enfim, amei tudo no evento! Resolvi voltar para a décima primeira edição, que terminou no último dia, 08/05, e não me arrependi!
Meu primeiro dia na feira foi marcado por uma palestra ao lado da Iris Figueiredo. Durante mais de uma hora, nós conversamos com muuuitos alunos sobre como a tecnologia pode ser uma aliada da literatura. O bate-papo foi animadíssimo e todos se mostraram muito interessados. É sempre ótimo quando a gente se depara com um público desses ♥

Depois da palestra, aproveitamos a tarde livre para gravar vídeos para nossos respectivos canais. O meu ainda não saiu, mas você pode se inscrever (clicando aqui) para não ficar por fora das novidades. Já para o canal da Iris, gravamos um vídeo recheado de dicas para quem deseja publicar um livro de forma independente. Lá você encontra um pouco do meu processo de publicação e se tiver alguma dúvida, é só deixar lá nos comentários que a gente responde com o maior carinho *-*
Finalizamos a gravação dos vídeos e voltamos correndo para a feira, onde demos uma entrevista para uma emissora de tv local. Rolou aquele friozinho na barriga (sempre rola, rs!), mas o resultado ficou bacana. A matéria foi exibida no noticiário da cidade, mas eles disponibilizaram o conteúdo no youtube para que pessoas de outras localidade possam conferir também!!!
Estivemos com o escritor Felipe Sali no dia anterior e a minha intenção era gravar também com ele, mas acabamos não tendo tempo. Isso porque inventamos de perambular pela cidade na noite anterior e brincar de regravar a abertura de Friends na fonte da cidade, rs! Compartilhei essa e outras loucuras no meu snapchat: thati_machado.
A sexta-feira chegou e o meu segundo dia na cidade também. Logo cedo, gravei um vídeo SUPERBACANA como a Jéssica Balbino para o canal. Tenho certeza que vocês devem ter ouvido falar dela nas redes sociais, mas talvez não estejam ligando os nomes aos fatos. A Jéssica lacrou a internet recentemente, depois de reagir toda linda e empoderada à uma pichação em seu muro.

Eu e a Jéssica batemos um papo incrível sobre gordofobia e ser gordo. O resultado vocês conferem muito em breve lá no canal. Se você ainda não é inscrito, acaba de ganhar mais um motivo para fazê-lo.
Depois disso, dividi o estande de escritores independentes com uma galera muito incrível. Alguns eu já conhecia da edição passada, e outros tive o prazer de finalmente conhecer. Amei dividir cada momento com eles e espero um repeteco no ano que vem (quem sabe, né? ♥). Da saga das novidades que ainda não conhecia, destaco duas que encheram meu coração de alegria.
~ Comum A2 ~

Trata-se de um casal com uma sintonia incrível: ele faz poesia, ela fotografa. Ele escreve, ela transforma em livros artesanais. Juntos, eles espalham poesia pela cidade. Passamos dois dias batendo altos papos e trocando experiências. Amei o casal e o trabalho incrível deles. Voltei para casa com poesias em ímã e alguns lambes lindos que eles me deram de presente. Se você quiser conhecer o trabalho do casal, é só acompanhá-los pelo instagram e pelo facebook.
~ Marília Rossi ~

Outra linda que escreve poesia e toca o coração das pessoas que conhece pelo caminho. Com uma intervenção superbacana ao longo da feira, que perguntava às pessoas o que elas carregam em suas malas, essa moça me conquistou em menos de 10 minutos de conversa, rs. Em "Partida", ela compartilha várias poesias, além de imagens produzidas a partir das técnicas utilizadas em zines e fanzines. Quem quiser conhecer o trabalho dela, pode encontrá-la no facebook.
E, no meu último dia de feira, a Jéssica Balbino, que é jornalista, publicou uma matéria sobre mim no G1 do Sul de Minas. Eu fiquei mega feliz com o resultado... O carinho e o cuidado dela me tocaram e me encheram de gratidão.
Clique na foto para conferir a matéria
Alguns minutos depois de conferir a matéria no ar, ficamos sabendo que ela (sim, a matéria, rs!) havia entrado na página NACIONAL do G1 :O Imaginem quantos pulos e gritos nós demos!!!

O saldo da feira foi muito positivo. Além das publicidades lacradoras, revi muita gente querida, conheci um montão de gente bacana, ganhei novos leitores e me diverti do começo ao fim. Já estou com saudades do clima frio e do sotaque fofo de Poços ♥

Comments