[RESENHA] A COROA, DE KIERA CASS
- Gabriel Sidney
- 3 de jun. de 2016
- 3 min de leitura

Título: A coroa
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 978-85-5534-005-5
Gênero: Young adult
Páginas: 310
“A Seleção” encantou vários leitores com a romântica história de America e Maxon, que se passa em um mundo distópico onde a monarquia é a forma de governo. Na história, Maxon realiza uma Seleção onde trinta e cinco garotas passam um tempo na mansão da família real e uma delas é escolhida para ser a futura rainha de Illéa.
Todos achávamos que “A Escolha”, terceiro livro da série, seria o último, afinal era nele que a história de America e Maxon receberia um “fim”. Mas Kiera Cass pegou todo mundo de surpresa anunciando que a série teria mais dois exemplares e que focaria em Eadlyn, filha de America e Maxon. A série deixou de ser uma trilogia para se tornar uma saga de cinco exemplares.
O quarto exemplar, “A Herdeira” foi publicado em maio de 2014 e dividiu opiniões entre os fãs de “A Seleção”. Enquanto uns gostaram do futuro dado aos personagens e da nova Seleção, outros não gostaram nem um pouco da personalidade da Eadlyn alegando que ela era arrogante e muito mesquinha.
No último mês editora a Seguinte lançou "A Coroa”, livro que finaliza a história da Eadlyn e a sua Seleção bastante conturbada, por assim dizer.

Após os acontecimentos chocantes do final do último livro, Eadlyn vê que está na hora de reduzir a sua Seleção para a Elite, eliminando vários pretendentes e deixando apenas seis na competição pela sua mão. Enquanto sua mãe está se recuperando e seu pai a ajudando, ela teve que assumir o governo por alguns dias e sentir na pele o que os seus pais tiveram que passar nos últimos anos. E para piorar, o povo estava insatisfeito com a forma de governo e ela teve que começar a controlar a situação e passar uma boa imagem de si mesma, contando com a ajuda de várias pessoas de confiança dentro do castelo.
Agora com apenas seis pretendentes, Eadlyn começa a se aproximar e conhecer melhor cada um dos garotos. O legal desse livro é que a Kiera consegue explorar ainda mais a personalidade e o dom de cada garoto da Seleção, o que ela já tinha feito em “A Herdeira”, mas nada comparado ao lançamento.
Um fato curioso que acabou acontecendo sem a personagem notar é que de "A Herdeira" para "A Coroa", Eadlyn amadureceu demais. Deixou de ser uma adolescente chata e encarou as responsabilidades que ela teria que assumir quando tomasse o poder e escolhesse o pretendente que passaria o resto da vida ao seu lado. E isso é um dos pontos mais altos do livro.
A escrita da autora não podia estar diferente. Seus livros são marcados por muito romance, uma narrativa envolvente e viciante, um dos truques que Kiera tem para fazer com o que leitor continue a ler suas histórias. Mas uma coisa me incomodou durante a leitura. Eu achei que ficaram faltando algumas páginas na obra. Juro por Deus! Eu senti que ela poderia ter explorado muito mais coisas que não receberam tanta atenção assim. Principalmente no fim onde tudo pareceu muito corrido, como se tivesse que acabar rapidamente... Não é à toa que o quinto volume é o mais fino da série.
A edição da Editora Seguinte está linda como em todos os outros livros. Apenas a capa me incomodou um pouco, achei que a modelo não está numa posição favorável e a imagem final não ficou tão bonita, mas a cor combinou perfeitamente com o cinza de "A Herdeira" e todos os livros ficam muito bonitos juntos na estante ♥. A diagramação e a revisão também estão impecáveis!
Fiquei muito feliz com o escolhido da Eadlyn. Eu já torcia por ele desde "A Herdeira", apesar de o amor dos dois ter sido bastante discreto e inesperado. Mas fiquei muito surpreso também, pois por mais que eu torcesse, não tinha esperanças de que ele fosse o escolhido, mas no fim não é que foi?

“A Coroa” não chega a ser o meu livro favorito da série, mas não deixa de ter o seu brilho especial, encerrando não só a história da Eadlyn perfeitamente, mas como também a história de todo esse universo fantástico que a Kiera Cass construiu, que começou com "A Seleção" e aos poucos foi construindo essa legião de fãs. Em breve, poderemos comemorar o reencontro com esses personagens que tanto amamos, só que em um novo formato!

Comments