[RESENHA] NÃO OLHE!, FML PEPPER
- Thati Machado
- 13 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Não olhe!
Autora: FML Pepper
Editora: Valentina
ISBN: 978-85-65859-69-1
Gênero: Romance brasileiro; Fantasia; YA
Páginas: 350
"Não Olhe!" é o segundo volume da trilogia "Não Pare!", da querida conterrânea FML Pepper. Quem acompanha o blog sabe que o primeiro livro da trilogia me pegou de jeito (resenha aqui) e então eu me assumi fã da escritora. No primeiro volume tudo acontece na nossa dimensão: os zirquinianos vem à Terra para capturar a nossa protagonista, que é uma híbrida. Nina tem sua vida virada de cabeça para baixo e perde muita coisa pelo caminho.
No segundo livro, no entanto, Nina finalmente conhece Zyrk, a dimensão da qual tanto ouviu falar. Ela é levada para o comandante de Thron, Shakur, e mais do que nunca tem motivos para desconfiar das verdadeiras motivações do inconstante Richard, resgatador principal desse clã, que deveria tê-la matado, mas fez exatamente o contrário. Por ser única e valiosa (capaz de despertar emoções nos zirquinianos, seres que naturalmente são incapazes de desenvolver bons sentimentos) ela é tratada como uma marionete durante boa parte da trama.
Alguns a veem como uma maldição, enquanto outros a tratam como um milagre. A jovem Nina será a destruição ou a salvação de Zyrk? É difícil dizer. Ao longo das páginas, é possível formular teorias e escolher 'um lado', mas o mundo fantástico da Pepper parece ter muita coisa escondida. Nina amadurece nesse segundo volume e está visivelmente mais forte após ter superado tantas perdas e enfrentado tantos desafios.

Uma nova guerra se inicia em "Não Olhe!" e é impossível saber quem vai ganhar. A trama é envolvente e flui muito bem. Todo o universo criado por Pepper é coerente e foge do comum. Os clãs nos são apresentados aos poucos e é incrível perceber as diferenças que os regem.
Nina, que narra a história em primeira pessoa, insere o leitor nas suas dúvidas e decisões com facilidade. Você se coloca no lugar da jovem e sente como é ter seu mundo virado de cabeça para baixo. Richard continua inconstante e dividindo opiniões: em alguns momentos é o protetor da jovem híbrida e parece estar se rendendo aos seus encantos, mas em pouco tempo acaba tomando atitudes que evidenciam o oposto. Durante as mais de 300 páginas, eu o amei e o odiei. Quis abraçá-lo e logo em seguida cravar uma espada no seu peito.
John, resgatador de Storm, no entanto, acaba virando o meu queridinho. Com mais destaque nesse volume, ele evidencia que está disposto a fazer o que for preciso para colocar a segurança da Nina em primeiro lugar. Isso, é claro, amoleceu o meu coração e me fez desejar um futuro para os dois (não há problemas em se ter esperança!).
O terceiro volume da série promete trazer muitas revelações e uma nova aventura de tirar o fôlego.

Comentários