[RESENHA] QUALQUER OUTRO LUGAR, A. G. HOWARD
- Thati Machado
- 22 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Qualquer outro lugar
Autora: A. G. Howard
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-830-0
Gênero: Ficção norte-americana; fantasia; romance
Páginas: 411
A editora Novo Conceito, nossa parceira, lançou recentemente o terceiro e último volume da série de fantasia e romance de A. G. Howard, inspirada no País das Maravilhas. Realizei a leitura do primeiro volume em novembro de 2014 (resenha aqui) e fiquei realmente encantada por todo o universo recriado da autora. Seus personagens me conquistaram sem grandes esforços e reencontrá-los em "Qualquer outro lugar" foi um deleite. A experiência só não foi completa, pois não tive a oportunidade de ler "Atrás do espelho", segundo livro da trilogia. Precisei fazer algumas pesquisas para tentar entender os acontecimentos da obra e consegui não ficar perdida enquanto lia o terceiro volume, que começa exatamente onde o segundo parou.
Nessa nova trama, Alyssa conta com a ajuda de seu pai para resgatar sua mãe, presa no País das Maravilhas que se encontra um verdadeiro caos. Jeb e Morfeu, os personagens que disputam o coração da jovem, no entanto, estão presos em "Qualquer outro lugar", um mundo cruel e sombrio para onde vão os exilados do País das Maravilhas. Sabe quem também está lá? A Rainha Vermelha, a quem Alyssa precisará enfrentar.
Além de todos os desafios já mencionados, a jovem tem algumas outras missões a concluir: "resgatar a humanidade" perdida de Jeb, seu melhor amigo, e assumir o trono da País das Maravilhas... Ufa!

A trama do terceiro livro se apresenta ainda mais ágil e envolvente. A. G. Howard continua a nos presentear com sua escrita brilhante e sagaz. Os personagens se mostram muito mais maduros, principalmente Alyssa, que conheci primeiramente como uma adolescente esquisita e peculiar. Sinceramente, estou ainda mais ansiosa para conferir o livro 2. Nunca li uma série fora de ordem, mas confesso que isso não prejudicou o meu entendimento e envolvimento.
Espero que a autora se aventure em novas tramas... Um universo criado e idealizado por ela seria incrível e eu não perderia por nada. Se você ainda não conhece a trilogia inspirada no universo de Lewis Carroll, trate de adicioná-la a sua wishlist hoje mesmo!

Comments