top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[LANÇAMENTO + RESENHA] PRÓXIMA PARADA

  • Thati Machado
  • 25 de jul. de 2016
  • 6 min de leitura

OLÁÁÁÁÁ! Não sei para vocês, mas para mim, essa segunda-feira começou especialmente animada. O motivo? O lançamento da antologia "Próxima Parada", da qual faço parte, acontecerá amanhã (26/07). O livro foi idealizado e organizado por duas amigas queridas: Juliana S. Catalão e Marcele Cambeses. Ao lado de outras amigas igualmente queridas, elas deram início ao Duplo Sentido Editorial. Uma editora moderna voltada para o público jovem-adulto e a literatura nacional.


"Próxima Parada" é o primeiro livro da editora, que será lançado ainda hoje apenas em formato digital. A melhor parte? Os leitores poderão conferir o lançamento INTEIRAMENTE GRÁTIS!!! Que tal conhecer um pouquinho mais do projeto?! Está na hora de passar a catraca e embarcar nessa aventura com a gente.


Sinopse: Há quem diga que uma história memorável precisa acontecer em algum lugar turístico, mas aquele que usa o transporte público sabe que não é bem assim. Nos ônibus, viajando desde os bairros mais pacatos até o polo mais movimentado da cidade, quantas decisões importantes já não foram tomadas? Quantas paixões platônicas não surgiram? Quantas vezes você, escutando música nos fones de ouvido, não olhou através da janela, se imaginando num filme? Algumas autoras nacionais também têm histórias de ônibus semelhantes para contar: sete jovens embarcam em uma viagem, sem saberem que, dessa transição, é impossível sair igual. A rotina, às vezes, reserva surpresas, e elas estão esperando por você na próxima parada. Conte os trocados ou pule a catraca!

~*~


O livro é composto por sete contos e todos eles acontecem no mesmo ônibus. No primeiro, "Idas e vindas", presenciamos uma vergonhosa declaração de amor em público que... Bem, como eu disse, é vergonhosa. Principalmente porque o pobre coitado do rapaz não recebe a resposta pela qual ansiava. Ainda assim, ele e sua melhor amiga conversam e começam a entender o que é preciso para percorrerem juntos o caminho e chegarem ao ponto final.


"― Queria saber quando é que nós dois vamos finalmente nos encontrar na mesma sintonia ― ele disse um pouco pesaroso."

Bruna Fontes criou ótimos personagens e uma história muito fofa que milhares de adolescentes provavelmente já viveram (vivem ou ainda vão viver). Além das várias referências usadas, a autora também conseguiu reproduzir o clima que encontramos na maioria dos transportes públicos. Como todo bom conto, ao final dele há um gostinho de quero mais.


O segundo, intitulado "Sete Minutos", é de autoria da Júlia Braga e vai contar a história da Vanessa e do Dudu, dois jovens que sempre foram amigos. Os dois, que nunca haviam beijado na vida, estavam jogando "Sete minutos no paraíso" quando foram designados um para o outro. A falta de experiência (e o fato de manterem segredo a respeito) lhes rendeu uma experiência não tão agradável e um posterior constrangimento. Os dois começam a se evitar até que pegam o mesmo ônibus e... Decidem esclarecer tudo de uma vez!


"Em um momento raro de clareza em meio ao caos, Vanessa havia percebido que seu primeiro beijo precisava ser assim. Precisava ser daquele jeito, naquele lugar, com aquela pessoa. Com Dudu."

Adorei a narrativa da Júlia e a forma como ela conduz a história. Seus protagonistas me fizeram lembrar da minha própria experiência de primeiro beijo.

O terceiro conto se chama "Transbordante" e foi escrito... Bem, foi escrito por mim! Essa experiência de resenhar meu próprio conto é bem complicada, mas não custa tentar. Nessa história vocês conhecerão Marcos e Ronaldo, dois amigos de infância que acabaram se distanciando quando um deles se declarou para o outro. Anos depois, Marcos resolve dar início a um código secreto de comunicação entre os dois: dentro do ônibus e em total silêncio, eles trocam suas HQ's preferidas. Apesar da mágoa, Ronaldo sente que aquele breve momento é a melhor parte de todo o seu dia. Acontece que Marcos, tardiamente, percebe que não é o suficiente...

"Diante da crueldade daqueles garotos na biblioteca e dos horrores que vi você passar durante todos esses anos na escola, precisei sufocar tudo que eu era e mais amava. Precisei ignorar todos os meus sentimentos e angústias para me encaixar no que todos esperavam de mim. Então vesti uma máscara e criei um personagem convincente para suportar essa droga de ensino médio."

Foi incrível escrever essa história e poder compartilhá-la com vocês é um prazer danado. Quando recebi o convite para fazer parte do projeto não hesitei nem por um segundo. Espero que muitos leitores possam transbordar com Marcos e Ronaldo nessa pequena, porém infinita, viagem.


"Querer é poder" é o quarto conto da antologia e foi escrito pela Vanessa Marine. Hugo e Maristela fazem cursinho no mesmo lugar e apesar do nosso protagonista não ser exatamente tímido, é exatamente assim que ele se sente quando o assunto é Maristela. Ela o deixa inseguro e levemente apavorado. Eles não trocam muitas palavras, mas essa situação está prestes a mudar quando os dois fazem, juntos, o trajeto de volta para casa.


"Se no início das aulas eu me sentava na primeira fileira só para poder prestar mais atenção no professor, depois passei a ocupar aquele lugar só na esperança de que essa garota me notasse."


Posso estar enganada, mas me arrisco a dizer que todo jovem já teve sua própria Maristela. Os dois descobrem que possuem assuntos em comum e entram em sintonia, deixando-nos um final repleto de possibilidades. A história é leve e flui de maneira muito agradável.


Em seguida é a vez da Mel Geve nos encantar com "Espelho". Nessa história, nos deparamos com um protagonista que vive um dilema que muitos de nós já vivemos: ceder ou não o lugar para alguém que, aparentemente, precisa muito mais dele. Augusto resolve ceder, mas o lugar é injustamente ocupado por uma jovem alegre, descansada e que, obviamente, não merece aquele lugar mais que ele. Toda essa implicância diminui quando ele se dá conta de que a jovem, assim como ele, é fã de Harry Potter. E pronto, isso é o suficiente para que os dois comecem a conversar.


"― Eu tenho uma teoria, sabia? ― Augusto começou ― Acho que o Sirius não morre de verdade, ele só muda de plano."

O conto é leve, divertido e muito atual. Sem contar que é um prato cheio para os fãs do bruxo (e do Sirius!!!). Eu adorei os personagens, a forma como eles começam um diálogo, a implicância inicial do Augusto... Basicamente, adorei tudo!


O sexto e penúltimo conto, "Juntos", da Tamara Soares, nos apresenta a uma protagonista bastante real (e talvez até um pouquinho assustadora, rs).


"Eu sou aquele tipo de pessoa estranha que gosta de pegar ônibus no ponto final, porque então posso sentar e curtir a longa e cansativa viagem. E também finjo que durmo quando aparecem idosos. É bom estabelecer desde o começo que não sou uma boa pessoa. Isso não quer dizer, entretanto, que eu sou o tipo de pessoa que atrai o ex-namorado para um lugar deserto e o mata."


A jovem passou por diversos traumas recentes, como a perda de sua mãe e o término pouco amigável de seu relacionamento. Durante aquela viagem de ônibus, ela observa seu ex-namorado fazer com outra garota, tudo o que costumava fazer com ela. Eles não se falam até que nova namorada salta do ônibus, exaltada, exatamente como ela meses antes. Acontece que, talvez, essa não seja bem a real história. Talvez ela esteja tirando conclusões precipitadas. Só lendo para saber! A leitura do conto é deliciosa e flui de maneira muito agradável. Apesar das situações tristes que a protagonista viveu, ela é divertida e tem muito a aprender.


O último conto, mas não menos importante, se chama "Os cinco estágios" e foi escrito pela Marcele Cambeses, uma das organizadoras do projeto. Nessa nova história conhecemos a Manu através da Dani, uma jovem que, obviamente, não se sente confortável em seu próprio corpo. Apesar da certeza desse desconforto consigo própria, Dani vai levando a vida como pode, tentando corresponder às expectativas da família, do mercado de trabalho, da sociedade em geral. Quando ela finalmente toma coragem e se aproxima da Manu, parece não perceber o quão transparente é.


"Eu me senti tão vulnerável… Ao mesmo tempo protegida do mundo, mas indefesa de você. Segurei a sua palma com os temores da minha, e o calorzinho reconfortante que ela emitia me pareceu estranhamente familiar."

Manu se dá conta de que Dani é Benjamin muito antes dele próprio. E eu adorei a forma como as coisas, apesar de levarem tempo, acontecem entre uma e outra viagem de ônibus. Adorei como as mudanças foram lentas, mas significativas e pontuais. E adoro a leveza do amor dos protagonistas. Outro ponto muito positivo da trama, é a forma como a Marcele consegue interligar todas as histórias e finalizar a antologia de modo todo especial.


~*~

A antologia, como um todo, ficou absolutamente incrível e todo leitor de YA vai adorar! Além da pluralidade, há também um clima jovial que é contagiante. As histórias acontecem todas num mesmo lugar, provando que o cenário cotidiano tem coisas incríveis para nos proporcionar. E aí, vai embarcar nesse ônibus ou vai deixar passar?!


O e-book será lançado amanhã e você poderá garanti-lo inteiramente grátis clicando aqui.




 
 
 

Comentarios


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page