[RESENHA + SORTEIO] PODER EXTRA G, THATI MACHADO
- Cecília Vieira
- 20 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Título: Poder Extra G
Autora: Thati Machado
Editora: Astral Cultural
ISBN: 9788582464014
Gênero: Chick-lit (romance)
Páginas: 240
Oi, pessoal! O livro da resenha de hoje é de uma autora nacional que eu tive o prazer de conhecer mês passado, na Bienal de São Paulo. Vocês já devem ter percebido que eu estou no blog da Thati Machado para fazer resenha do mais novo livro da própria Thati Machado, então me deixem logo avisar que não estou aqui para puxar a sardinha de ninguém não. O livro Poder Extra G é simplesmente maravilhoso e a autora em questão é um amor de pessoa, sério! Dito isso, vamos ao que interessa.
Logo no começo da narrativa somos apresentados a Nina, uma personagem muito bem resolvida com seu corpo, com seus noventa e dois quilos e com a sua vida. O problema era o relacionamento com o ex, que por sua vez era muito mal resolvido consigo mesmo e que tinha vergonha da namorada justamente por ela não estar dentro dos padrões de beleza que ele julgava ser necessário. Fala sério, né? Desde quando padrão de beleza deve ser medido por peso, altura, cor ou raça? Já deu para ver que o dito cujo em questão não merece a nossa Nina.
“Mas eu estava enganada. Redondamente enganada (e quando digo redonda, não estou me referindo a minha circunferência, ok?). Marco foi bom para o meu ego e apenas isso.”
E então, para se recuperar depois de descobrir que o namorado é um verdadeiro mané, nossa protagonista embarca para Buenos Aires, que vai se mostrar uma verdadeira e maravilhosa surpresa. Nico, nosso mocinho lindo, maravilhoso, tudo de bom (alguém me arruma um desses?) e gentil vai conquistar o coração da Nina, que vai descobrir que não adianta sofrer pelo ex quando tem alguém muito melhor doido para ficar com ela.
“Quem muito tem os pés no chão, esquece o quão maravilhoso é se sentir nas nuvens.”
Só que o que podia ser apenas um livro com um romance fofo e de fazer inveja acaba se revelando muito mais do que isso. Criar uma protagonista capaz de fazer as leitoras se identificarem e levarem como exemplo já foi uma ideia genial, mas também abordar temas considerados tabus, como o transtorno de identidade de gênero, foi sensacional. E a maneira como isso é inserido na narrativa, pelo personagem Noah, irmão do Nico, é mais bonita ainda.
A Thati demonstrou uma sensibilidade enorme ao longo da história. Temos amizade, amor, superação, passagens engraçadas e emocionantes tudo num livro só, que eu li em um único dia. A leitura é rápida e divertida, capaz de fazer rir e chorar com facilidade. Também há outro tema presente que me surpreendeu, já que mais uma vez a questão foi tratada com o respeito necessário, mas esse eu vou deixar em suspense para quem for fazer a leitura.
E fiquei muito feliz ao saber que teremos uma trilogia de Poder Extra G, mas com outros personagens que apareceram nesse primeiro e que me conquistaram pelo seu jeito. Quando acabei a leitura desse já queria ler o próximo, tanto que fui correndo mandar mensagem para a Thati, dizendo o quanto gostei. É uma narrativa maravilhosa, gente! Ela nos inspira a ter mais respeito com o próximo, aceitar que as diferenças são normais e tentar enxergar além da aparência de uma pessoa.

Os capítulos são, em sua maioria, narrados pela Nina, mas alguns deles possuem a visão de outros personagens. A edição da editora está impecável, a capa combina demais com a história e eu não lembro de ter encontrado algum erro ortográfico. Eu esperava apenas um romance em uma cidade linda e me deparei com uma história incrível, personagens inesquecíveis e uma autora com talento para emocionar e delicadeza para inspirar. Vão ler Poder Extra G, pessoal. Não tem resenha no mundo que realmente faça jus ao livro. De verdade.
Até a próxima! Beijos!

QUER CONCORRER A UM EXEMPLAR AUTOGRAFADO DO LIVRO? APERTE O PLAY E SAIBA COMO!
Comments