[RESENHA] PIPOCANDO, ROLANDINHO E BRUNO BOCK
- Thati Machado
- 5 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Título: Pipocando
Autores: Rolandinho e Bruno Bock
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581638133
Gênero: Não ficção
Páginas: 192
A Novo Conceito vem apostando em diversas publicações assinadas por youtubers, muito provavelmente em função do retorno financeiro imediato dessas obras. Recentemente, a editora lançou Pipocando, livro dos criadores do canal de mesmo nome. Se você já assistiu algum vídeo do Rolandinho e do Bruno Bock, sabe que cinema é o foco principal do canal, que traz diversas curiosidades sobre o universo dos nossos filmes favoritos.
Nesse livro, Rolandinho e Bruno compartilham um pouco de suas vidas pessoais. Se você os acompanha e tem curiosidades a respeito dos dois (sobre como, por exemplo, o Rolandinho passou a ser chamado assim), Pipocando é leitura obrigatória para você. Eles também contam como desistiram de profissões convencionais para se tornarem grandes criadores de conteúdo. Além disso, nessa publicação, podemos conhecer melhor os bastidores do maior canal de cinema da América Latina. Se você acha que para publicar um vídeo no Pipocando basta ligar a câmera e colocar seus dois criadores para falar, está muito enganado. O Pipocando tem muitos funcionários por trás de toda produção que vemos, como diretor, maquiador, roteirista, produtor de som... Eles se reúnem semanalmente e a temática de cada assunto é pesquisada e estudada pelos envolvidos.

Nesse livro, você encontra ainda, um "manual de sobrevivência para produzir no Youtube", o que achei bem bacana. Se você, assim como eu, está explorando esse universo, prepare a caneta e o caderninho e comece a anotar. Os criadores do Pipocando falam sobre divulgação, criação de conteúdo, como conseguir mais views e um montão de outras coisas bacanas.
Acredito que a leitura de Pipocando valha a pena para dois tipos de pessoas: 1) aquelas que conhecem e gostam do canal; 2) ou para aquelas que estão precisando de dicas para se aventurar no YouTube. Para outras pessoas, imagino que a leitura deixará um pouco a desejar.

Commentaires