[RESENHA] O MURO, JEAN PAUL SARTRE
- Rita Flores
- 13 de fev. de 2017
- 1 min de leitura

*Livro cedido pela editora em parceria com a Aliança dos Blogueiros - RJ
Título: O Muro
Autor: Jean-Paul Sartre
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 9788520917305
Gênero: Contos
Páginas: 226
O Muro é um livro que reúne cinco histórias extremamente densas, que trazem uma angústia e, ao mesmo tempo, uma clareza sem fim ao leitor. Os personagens não encontram seu lugar no cotidiano, o mundo lhes parece estranho, mas eles, em contrapartida, são libertos em seu pensar, são livres em sua realidade distorcida e tão catastrófica como o tempo que se arrasta à sua volta.
Podemos perceber que há críticas, veladas ou não, à sociedade da época, quando a guerra se fazia tão presente, e os conflitos interiores dos seres humanos afloravam e os tornavam protagonistas das mais angustiantes “novelas”, obscurecidos pela dor, doença, morte e dúvidas existenciais que Sartre tão bem sabia expor.
Esses foram os únicos contos escritos pelo filósofo, que o fez com maestria e o distanciamento necessário para que cada conto fosse visto de fora, permitindo ao leitor uma profunda reflexão sobre cada tema, mostrando que nem sempre as escolhas são permitidas, mesmo para mentes livres.
Que esteja bem claro que não é um livro que se possa ler em um átimo; é preciso saborear cada narrativa, refletir e, então, passar ao texto seguinte, com a mente aberta, sem julgamentos pré-concebidos. Sartre nos apresenta dilemas, escolhas, reflexões em histórias que em princípio nos parecem simples ou momentos de loucura, mas que na realidade são princípios e um encontro do ser humano com seu real “eu”.

Comments