[RESENHA] E SE FOR VOCÊ?, REBECCA DONOVAN
- Cecília Vieira
- 17 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

*Livro cedido pela editora em parceria com a Aliança de Blogueiros - RJ
Título: E se for você?
Autora: Rebecca Donovan
Editora: Globo Alt
ISBN: 9788525059574
Gênero: Young Adult
Páginas: 416
Oi, galera! A resenha de hoje é sobre um livro que gostei bastante e que é a leitura perfeita para a gente se encantar pela história e pelos personagens. Vamos ver o que achei?
Uma das coisas que mais me agradou nesse livro foi o fato do narrador ser o protagonista. Normalmente quem faz isso é a mocinha, mas nesse, o papel é deixado na mão do garoto, Cal. Ele está na faculdade, curtindo festas e conhecendo garotas, coisa que todo calouro já fez ao menos uma vez na vida. E é numa dessas festas que ele conhece Nyelle, que é diferente de todas as outras com quem ele já saiu, mas, ao mesmo tempo, muito igual.
É nesse momento que embarcamos na história desses personagens e conhecemos o quarteto de amigos: Cal, Rae, Richelle e Nicole. Ou talvez não tão amigos assim, já que Richelle mudou de cidade há anos, sumiu do mapa e Nicole não fala mais com Cal e Rae. Cada capítulo tem um extra como se fosse um flashback, em que podemos vê-los durante a infância e adolescência, e tentar entender o que aconteceu com eles para que mudassem tanto.
“Estou olhando para os olhos azuis mais incríveis que já vi. São olhos do tipo que podem me manter parado aqui como um idiota, olhando para dentro deles a noite inteira. Eu sei porque já olhei para eles antes.”
Ao longo da narrativa nós entramos na cabeça de Cal e vemos os seus dilemas em tentar compreender Nyelle, que é fisicamente igual a Nicole, mas que age de uma forma totalmente diferente da menina que foi o seu primeiro amor. Ela é misteriosa, aparece quando quer, desaparece com facilidade e parece ter muitos segredos para guardar. Mas ela não pode ser a sua amiga de infância, pode? Como alguém mudaria tanto e o que ela teria para esconder?
“Adoro olhar as estrelas. (...) Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza toda desaparece.”
Confesso para vocês que bem no finzinho do livro eu descobri qual era o mistério que cercava os quatro amigos, mas isso não mudou o fato de que adorei a leitura. Não se trata apenas de um romance entre jovens que mal saíram da adolescência, porque a amizade é o principal foco do livro. A autora mostrou, através desses personagens, como os nossos amigos nos ajudam a mudar a nossa própria vida e como eles são importantes nas decisões que tomamos.
Essa foi a minha primeira experiência com algo dessa autora e adorei, porque a escrita dela é ágil e fácil de ler. A diagramação também ajuda bastante e eu não encontrei nenhum erro que tenha passado durante a revisão. Esse é o tipo de livro que a gente pega em um dia e se surpreende tanto com a história e com os personagens que fica sem querer largar antes do fim, mas que depois sente saudade deles. Normalmente tenho o costume de ler os agradecimentos e o da autora desse livro, Rebecca Donovan, tem uma mensagem muito especial, então deixo a dica para quem se interessar pela leitura. Mais do que recomendado!

Comments