[RESENHA] ISABELLA, PAULA VAZ
- Cecília Vieira
- 22 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

*Livro cedido em parceria com a autora
Título: Isabella
Autora: Paula Vaz
Editora: Independente
ISBN: 9788592029401
Gênero: Romance/Drama
Páginas: 212
Olá, pessoal! O livro de hoje é de uma autora nacional e esse é o segundo livro dela que eu leio. Vamos ver o que achei?
Nesse livro da Paula Vaz o leitor conhece Isabella, uma jovem senhora casada por conveniência. Como se isso não bastasse na vida da protagonista, ainda há o detalhe de que seu marido, Marco Antônio, tinha escolhido sua irmã para casar-se, mas como ela já estava comprometida, acabou casando-se com Isabella. Isso, por si só, já demonstra que a narrativa é mais intensa, com drama, mas ainda não é tudo.
A relação entre o casal piora gradativamente a medida que ela não consegue engravidar, o que gera revolta por parte do marido. Além de ter casado com a mulher que não amava, a incapacidade de gerar filhos faz com que ele passe a tratá-la cada vez pior. Isso foi me dando raiva do comportamento dele, já que a culpa pela infelicidade dos dois não recai exclusivamente nela, embora ele ache exatamente isso.
“Sentia-se profundamente infeliz com seu fardo, mas devia resignar-se junto ao marido que o destino lhe proporcionara. Essa era sua sina, mas era uma sina pesada como se, da mesma maneira que o mito de Atlas, ela estivesse fadada a carregar o mundo nas costas por toda existência.”
Só que Isabella acaba por conhecer um homem que pode dar tudo o que ela sempre sonhou, Rubens, embora se encontre presa a um casamento sem amor e a um marido que, mesmo sem amá-la, não abre mão dela. E é aí, nesse triângulo que nem pode ser chamado exatamente de amoroso, que a trama da narrativa se desenrola.
As cenas em que o marido a humilha das formas mais assombrosas possíveis me incomodaram justamente por ter consciência de que esse tipo de coisa não se restringe apenas à esfera literária. Mas a sinopse é bem fiel ao que promete, embora eu não vá entrar em detalhes para não acabar dando algum spoiler da trama, já que a linha de bem e mal, nesse livro, se mostra muito tênue.
A autora conseguiu mostrar as nuances dos personagens de uma forma muito envolvente, porque nem todos os personagens são exatamente o que aparentam ser. Em um instante eu me pegava simpatizando com alguns deles e depois já estava sem acreditar que eles agiram de determinava forma. De vez em quando pode ser meio chocante o que as pessoas podem ser capazes de fazer para conquistarem um objetivo que almejam.
O livro é ambientado em uma época em que as mulheres eram mesmo tratadas como inferiores perante a sociedade, mas ainda assim há algumas situações que persistem na época em que vivemos. Em suma, é um romance mais denso. Não é desses que o leitor avança rapidamente pelas páginas, não por conta da escrita da autora, que é maravilhosa, mas pela complexidade dos personagens, que merecem ser descobertos com calma. Leiam!
Até a próxima!

Comentários