[RESENHA] A GRANA, CYNTHIA D'APRIX SWEENEY
- Janaína Schüssler
- 3 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

*Livro cedido pela editora em parceria com a União de Blogueiros - RJ
Título: A Grana
Autora: Cynthia D’Aprix Sweeney
Editora: Intrínseca
ISBN: 978855100052
Gênero: Romance
Páginas: 336
Quase sempre, quando se junta família e dinheiro (principalmente uma herança), há briga. Um filho dizendo que o irmão ganhou mais que ele ou que, por algum motivo, merece mais que o outro.
Mas o pai dos irmãos Plumb, Leo, Jack, Bea e Melody, pensou em uma solução e guardou um valor para ser dividido igualmente quando Melody (a irmã mais nova) fizesse 40 anos. E este dia está chegando e todos aguardam ansiosos para receber o tão esperado “pé-de-meia” (a herança).
Quer dizer, quase todos: Leo Plumb não quer que este dia chegue. Para encobrir as consequências de um acidente causado por uma imprudência sua, grande parte do dinheiro do "pé-de-meia" foi usado.
O problema é que Leo (o irmão mais velho) praticamente zerou a tal herança e os irmãos, apesar das recomendações, contavam com este dinheiro e querem que Leo os ressarça.
O livro, diferente dos outros livros que já li, não foca em apenas um ou dois protagonistas. A história dos personagens vai surgindo no meio da trama e você precisa estar atento para não se confundir. Às vezes você não entenderá o porquê daquele personagem ter aparecido na história. Mas a Cynthia consegue encaixar todos os pontos para que o final seja surpreendente.
A primeira coisa que me chama a atenção em um livro é a capa. E com “A Grana” não foi diferente (sim, eu já comprei livros porque tinha uma capa linda! Risos). Não há nada de extravagante nela, mas os detalhes em relevo dourado deram o toque especial. Sem contar que as páginas dele são ótimas para ler e a diagramação não cansa os olhos.
Para mim, as primeiras páginas de um livro novo são as mais demoradas. Ainda mais quando não conheço o estilo do escritor. Depois que me acostumei com a escrita da Cynthia, a leitura fluiu bem e me senti parte do livro. Não é um livro engraçado, mas é sobre dramas reais: pessoas errando ao tentar acertar e você torce por elas. Ou quase todas elas. Mas não vou falar para qual delas eu não torci, não quero dar spoilers (risos).
Leia "A Grana" e surpreenda-se assim como eu!

Comentários