[RESENHA] LIMITE BRANCO,
- Janaína Schüssler
- 13 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

*Livro cedido pela editora em parceria com a Aliança de Blogueiros - RJ
Título: Limite Branco
Autor: Caio Fernando Abreu
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 978852032506
Páginas: 240
Mauricio é um rapaz tímido de 19 anos que cresceu sem a influência da internet (isso agora parece impossível, não é?). Sua história se passa no final da década de 1960, no Rio Grande do Sul. A história é intercalada por um diário que Mauricio escreve e que nos dá ideia de como a sua mente está. Às vezes, o que a gente mais quer é desabafar, e é isso que ele faz neste diário.
“Há pouco fiquei me olhando durante muito tempo no espelho. Tenho a impressão de que meus traços mudam todo dia. Ou não são bem os traços que mudam, porque os olhos, o nariz, a boca continuam os mesmos.”
Mauricio conta em seu diário o medo que tem de crescer. Sua cabeça está fervilhando com pensamentos dos mais variados tipos enquanto ele decide seu futuro. Ele ainda não sabe o que quer ser, mas já decidiu o que ele não quer ser!
Com essa premissa, Caio Fernando Abreu nos traz uma narrativa intensa e cheia de sensibilidade. Um adolescente (quase adulto) está crescendo e este crescimento lhe traz sofrimento, dúvidas e angústias em relação ao seu futuro.
A escrita de Caio apesar de ser um pouco pesada e que requeira atenção, desenvolve-se de forma fluida. E eu não quis parar de ler o livro até chegar à página final. Fui entrando na mente de Mauricio e sentindo o mesmo que ele. E perceber a diferença que existe em crescer nos tempos atuais e no tempo de Mauricio também me deixou fascinada.
Nas décadas de 60 e 70 houveram mudanças significativas no modo de se viver. Apenas quem viveu naqueles tempos poderia nos dar alguma dica de como era. E Caio sabe nos passar muito bem o que ele viveu nesta época.

Comments