[RESENHA] A CRISE DO ESTADO ISLÂMICO, CHARLES DYER & MARK TOBEY
- Gerson Alan
- 18 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

*Livro cedido pela editora em parceria com a Aliança de Blogueiros - RJ
Título: A Crise Estado Islâmico - O que você realmente precisa saber
Autores: Charles Dyer e Mark Tobey
ISBN: 9788581581040
Ano: 2016
Páginas: 202
Editora: Bv Books
Hoje trago pra vocês a resenha desse grande livro... Embora eu goste desse tipo de leitura, não me sinto tão à vontade para falar sobre religião e política, pois é muito complexo e desafiador, e é inevitável não haver conflitos divergentes de pensamentos. Por tanto, o objetivo é só, e somente só, levar a você, amigo leitor, o conhecimento dessa obra que particularmente considero uma das melhores que já li sobre o tema.
Os autores Charles Dyes e Mark Tobey apresentam neste trabalho o grupo terrorista internacional Estado Islâmico do Iraque e da Síria, mais conhecido como EIIS. Ao iniciar a leitura é possível compreender que o EIIS não surgiu repentinamente. O contexto é muito amplo e envolve não só a história, mas também a religião e a política do Oriente Médio.
Vários são os questionamentos que podemos observar ao longo da leitura. O principal é: De onde surgiu o EIIS? Por que o surgimento de forma repentina deixou todos muito surpresos? Muito se fala que os líderes e soldados do EIIS são uma grande ameaça para o Oriente Médio. Será? Se sim, por quê? Afinal, eles têm ou não potência para atacar a Europa e os Estados Unidos? Esses e muitos outros questionamentos os autores ajudam a responder ao longo das páginas.
Ao final da leitura a minha conclusão é que nada acontece sem uma causa. Sempre se faz necessário conhecermos o passado para melhor compreendermos o presente. Para compreendermos o porquê do surgimento do EIIS, acredito ser essencial retornar a Primeira Guerra Mundial.
Para finalizar, deixo uma dica: leiam de forma racional sobre esse tema polêmico e atual. Sabemos que é um tema que gera discórdias de várias partes, porém nos faz compreender tão profundamente os reais motivos de todas as guerras e ojeriza e nos incentiva a querer conhecer ainda mais sobre esse assunto.

Comments