top of page

Curta e acompanhe nossa fanpage!

  • Facebook - Black Circle

ÚLTIMOS VÍDEOS!

[RESENHA DUPLA] A ESCOLHA DE JAKE + TUDO OU NADA, JIM E RACHEL BRITTS

  • Cecília Vieira
  • 27 de mar. de 2017
  • 4 min de leitura

*Livros cedidos pela editora em parceria com a Aliança de blogueiros - RJ

Título: A Escolha de Jake

Autora: Jim e Rachel Britts

Editora: BV Books

ISBN: 9788561411787

Gênero: Romance/Cristão

Páginas: 365

A Escolha de Jake, de Jim e Rachel Britts, é o segundo livro da Trilogia Para Salvar Uma Vida. Eu não li o primeiro, mas isso não atrapalhou em nada o meu entendimento de toda a história, então vamos lá para eu contar para vocês o que achei. Aliás, antes de mais nada, trata-se de uma trilogia Cristã. Isso significa que Deus e seus ensinamentos são recorrentes durante toda a narrativa. Confesso que não é muito comum eu ler livros com essa temática.


Jake é um rapaz que engravidou a namorada, Amy, na época do colégio. Ao invés de criarem a criança, os dois optaram por entregá-la para a adoção, por se acharem jovens demais para assumir uma responsabilidade desse tamanho. O segundo livro inicia com ele prestes a mudar de cidade, deixando tudo para trás, para seguir o seu sonho que é ir para a faculdade. Ele é jogador de basquete e ganhou uma bolsa de estudos.


Amy, por outro lado, fica na cidade deles fazendo uma faculdade não tão boa assim. Isso acaba fazendo com que o namoro dos dois chegue ao fim e o casal se afaste. Além disso, Jake acaba mudando muito em relação ao que era, adquirindo novos hábitos com os colegas da faculdade e mudando sua forma de pensar. Seus princípios e crenças se transformam também.

“Ela pensou no quão perturbador foi o fim do namoro com Jake, e orou para que nada daquilo acontecesse novamente em sua vida. Gradualmente, ela se viu orando por Jake também. Seja lá onde a vida dele tivesse desandado, que Jake fosse curado pelo amor que Deus tem por ele, e que ele tivesse o desejo de transmitir aquele amor para outras pessoas em Louisville.”


Enquanto ele está caindo na farra, se afastando dos seus amigos de antes e vivendo uma vida desregrada, Amy está dando a volta por cima. Muda de faculdade, dá uma ignorada nas mensagens de Jake e descobre que pode conseguir muito mais do que pensou. Ela não se afasta da sua religião e, no livro todo, as conversas com o Pastor e as referências a Deus são presentes.


O que me deixou curiosa foi a respeito de como e onde está o bebê que foi doado. Tudo bem que, se eles doaram, era porque não se sentiam prontos para cuidar dele, mas algo assim não “desaparece” simplesmente da vida da pessoa. Acredito que o terceiro livro vá tratar disso, como também do reencontro do casal. Se eles ainda vão se encontrar um no outro... aí é outra história.


A diagramação, capa e edição estão ótimas. Não encontrei erros, o tamanho da letra é confortável para a leitura e as páginas ajudam bastante. A capa lembra demais aqueles romances de banca que eu tanto adoro, então gostei bastante.


Título: Tudo ou nada

Autora: Jim e Rache Britts

Editora: BV Books

ISBN: 9788581580852

Gênero: Romance/Cristão

Páginas: 444

Tudo ou Nada é o terceiro volume da trilogia Como Salvar Uma Vida. Ele se inicia com Jake e Amy quase formados em suas respectivas universidades. No segundo livro, o destino e as escolhas dos dois acabaram separando o casal, mas ele voltam a se aproximar nesse volume. Uma coisa que eu achei ainda mais presente no que no anterior foi a mensagem que os autores quiseram passar quando envolveram os ensinamentos de Deus e a sua influência na vida de quem se volta para Ele.


Amy se volta para o seu trabalho de ajudar as pessoas numa clínica de psicologia, enquanto Jake passa a entender que a família é mais importante do que curtir a vida loucamente e sem nenhuma regra. Para quem torceu pelo o casal, ver esse crescimento dos dois, e em especial do Jake, foi muito bom.


“É difícil quantificar um relacionamento com Deus, mas deixe eu apenas dizer que nunca me senti tão perto dele como agora. No início do ano letivo, comecei um plano de leitura da Bíblia toda em um ano e estou aprendendo muito! Não fazia ideia de quantas histórias malucas há no Antigo Testamento e algumas delas estão realmente mexendo comigo.”


Porém, algo que me incomodou bastante foi o fato de que o bebê não foi mais citado. Na resenha do livro anterior cheguei a falar que esperava que ele aparecesse no último volume, mas isso não aconteceu. Ele simplesmente foi entregue para a adoção e os pais seguiram suas vidas como se isso não tivesse acontecido.


Principalmente por ser um livro com temática cristã, isso me desanimou bastante. As famílias de Amy e Jake não passam por dificuldades e não são desestruturadas, então não vi muito sentido na escolha dos dois. E, tudo bem, algumas pessoas realmente fazem isso, mas eles seguirem em frente sem nem citar o bebê que nasceu me pareceu muito superficial.


De todo jeito, não é uma leitura ruim. Apenas não gostei da solução e do final dado pelos autores, mas pode ser justamente porque imaginei algo bem diferente para os protagonistas. A diagramação continua como a do livro anterior, sem erros de revisão, mas, nesse, as páginas são brancas, o que acaba cansando durante a leitura por ser um livro longo. Não foi a minha melhor experiência literária, mas ainda assim foi válida.


Beijos!



 
 
 

Comments


THATI MACHADO

  • Ícone de App de Facebook
  • YouTube Social  Icon
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • Wattpad-logo.png

Thati Machado é escritora, blogueira, youtuber e design nas horas vagas além de uma grande apaixonada por YA's e distopias. Possui quase dois milhões de leituras no Wattpad e é conhecida por suas histórias cheias de representatividade. Além dos vários livros independentes, publicou "Poder Extra G" pela Astral Cultural e escreveu "Liberdade Comprometida" para a antologia "Mundos Paralelos" da editora Abril. Thati já foi tema de jornais como O Globo e o Fluminense, além de ter sido destaque no portal G1. Também já participou de programas como o Sem Censura e é o primeiro nome confirmado na segunda temporada das LitGirlsBr. 

RITA FLÔRES

  • Ícone de App de Facebook
  • Ícone do App Instagram
  • Twitter App Ícone
  • logo-small-min

Rita Flôres  é professora de idiomas e literatura, formada pela Universidade Federal Fluminense. Escreve desde os 14 anos, mas só resolveu mostrar seus escritos em 2013, quando achou que sua imaginação deveria ganhar o mundo. Cantora, desenhista, blogueira, tem um envolvimento profundo com as artes. Ama cães, crianças, trabalhos voluntários e música. Seu sonho é ter uma livraria com um cantinho onde se possa ler para crianças.

ESCREVA PARA NÓS

POSTS RECENTES

HISTÓRIAS DA

THATI MACHADO

bottom of page