[RESENHA] SOB A FACE DO PODER, JC PONZI
- Cecília Vieira
- 28 de mar. de 2017
- 2 min de leitura

*Livros cedidos pela editora em parceria com a Aliança de blogueiros - RJ
Título: Sob a Face de Poder
Autora: JC Ponzi
Editora: Ler Editorial
ISBN: 9788568925119
Gênero: Romance/Erótico
Páginas: 326
Nesse livro somos apresentados a Leonard Clarke, um poderoso homem que acabou de assumir os negócios da família justamente por ter fama de frio e calculista. A empresa da família, claro, é apenas fachada para os negócios obscuros, que envolvem desde comércio de armas ao ramo dos clubes noturnos. Acontece que uma das garotas foi assassinada enquanto trabalhava e o responsável por isso não pode sair impune. O problema é que talvez o responsável não seja quem aparenta ser.
“Em pouco tempo a coisa tomou uma proporção inimaginável. Os membros do Clube – era assim que eles se auto intitulavam – começaram a divulgar o excelente serviço para os amigos mais próximos, que, por sua vez, experimentavam, aprovavam e divulgavam para outros amigos.”
É assim que começa a trama do livro, que se desenrola rapidamente e vai nos apresentando os personagens que são cruciais para a história. O assassino em questão não demora para ser descoberto pelo leitor, mas isso demora um pouco mais para acontecer para Leonard. A irmã do principal suspeito, que inclusive já está preso, é Cindy, que se infiltra no clube, nos negócios e na vida de Leonard para provar a inocência do irmão. O que ela não esperava, porém, era se apaixonar pelo homem que aparentemente desgraçou sua vida e sua família.
A trama é muito envolvente. A narrativa é fluida e a forma como os capítulos são narrados por pessoas diferentes dá ao leitor uma visão ampla de tudo o que está acontecendo. A maioria deles é narrado por Leonard, mas são recorrentes os capítulos por outros personagens. Cindy não é a típica mocinha que só senta e chora, o que me agradou bastante. Ela gosta de testar limites e é impulsiva, o que acaba fazendo com que se meta em maus bocados.
“A garota definitivamente não tem noção do perigo. E eu estou contando os minutos para ensiná-la que um Clarke deve ser mais do que respeitado... deve ser temido.”
Leonard, por outro lado, tem atitudes que me agradaram e outras que detestei, mas que condizem bem com o seu temperamento e a forma como foi criado. Ele não muda seu temperamento, como é o comum de acontecer, quando se apaixona, o que torna a sua história verossímil. Os personagens são adultos e agem de forma condizente com isso, sem aquelas atitudes adolescentes que se tornaram comuns no universo literário.
A trama também é mais pesada, porque aborda um lado obscuro do poder e do que as pessoas são capazes para se manter nele. Confesso que nem esperava me empolgar tanto com a leitura, mas foi exatamente isso que aconteceu logo nos primeiros capítulos. A capa está ótima, a edição e a diagramação também. Em suma, é uma leitura mais do que recomendada para quem deseja sair das histórias mornas e repetitivas. Leiam!
Beijos.

Comments